Com o mercado cada vez mais diversificado e competitivo, estimular os pequenos negócios por meio de canais criativos pode ser uma alternativa altamente rentável e promissora. No mundo moderno, os influenciadores digitais são excelentes opções para ajudar a expandir uma ideia ou torná-la visível aos olhos do público. De olho nessas tendências, nesta edição, a Feira do Empreendedor traz na programação profissionais renomados no mercado e casos de sucesso de empreendedores que tornaram influenciadores de seus próprios negócios.
Entre os grandes influenciadores digital que estiveram presentes no segundo dia do evento está o jornalista, youtuber e blogueiro Hugo Gloss, nome artístico de Bruno Rocha, de 35 anos. Ele é o idealizador de um dos maiores portais de entretenimento do Brasil, criado em 2013, que mostra o dia a dia das celebridades e tem audiência mensal de 50 milhões de visualizações. Hugo Gloss ganhou notoriedade em 2010, quando criou um perfil falso no Twitter chamado Christian Dior (uma paródia de um personagem Christian Pior, do programa Pânico, da Jovem Pan e RedeTV).
Cerca de 1,3 mil pessoas lotaram a palestra de Hugo Gloss em busca dos segredos e dicas para usar as redes sociais como estratégia de relacionamento e vendas. Para o youtuber o essencial é ter ideias novas e estar sempre em busca de conhecimento. “Não é sempre fácil abrir um negócio, mas com trabalho e dedicação a gente consegue. Cada um tem uma forma de começar e se manter no mercado. Mas precisamos de conhecimento. É sempre importante estar bebendo da fonte de quem chegou lá para criarmos nossa própria estratégia”, ressalta.
Segundo ele, apostar em uma ideia em que o empreendedor tenha certa familiaridade com o tema pode ser o marco para o êxito do negócio: “O ponto inicial é você se basear numa coisa que você goste, algo que seu conteúdo demonstre paixão. Por isso, vai muito de cada ideia e não existe uma fórmula secreta. Depois de ter essa ideia, o trabalho realmente começa”.
Brincadeiras na oficina
No mundo dos negócios, as ideias podem surgir por acaso. De um jeito bem-humorado, o mecânico Ludovico Martino, de 51 anos, conhecido como Pitucha Mecânico, de Belo Horizonte, que se tornou um fenômeno nas redes sociais ao falar sobre carros com seus clientes. Em seu perfil no Instagram, ele dá dicas de como fazer a manutenção correta dos veículos no cotidiano.
A ideia de criar um perfil surgiu em 2015. Desde então, Ludovico já publicou mais de 2 mil vídeos e conta com 62 mil seguidores no Instagram. A grande audiência nas redes sociais contribui para o aumento das demandas na oficina, que começou os trabalhos no fim dos anos 1940, em Viçosa, e já está na quarta geração da família do mecânico.
“Os vídeos começaram como uma brincadeira na oficina, sempre escondendo a câmera, com uma pitada de polêmica. Faço tudo sozinho. Hoje, tenho pessoas que me seguem diariamente, acompanham meu trabalho. É muita persistência para que tudo dê certo no fim”, afirma Ludovico.
Receita para o sucesso
O hobby de cozinhar se transformou em um negócio lucrativo para a confeiteira Isabela Franco, de 45 anos. Há uma década, ela optou em apostar na produção de bolos e doces, depois de fazer trabalhos pontuais para festas de crianças, filhas de amigos. A ideia deu tão certo que ela abriu sua própria confeitaria no bairro Itapoã, atualmente uma das mais famosas de Belo Horizonte.
Isabela já decorou bolos para vários jogadores de futebol e celebridades, como o ator Cauã Reymond. Nas redes sociais, ela lançou seu perfil no Instagram (hoje com 113 mil seguidores) e um canal no Youtube (com 33 mil inscritos), no qual ensina alguns segredos de suas decorações usadas em casamentos e festas.
Isabela diz que a receita para o sucesso no empreendedorismo é justamente o foco na ideia. “Aquele que deseja empreender precisa saber que terá uma vida muito desafiadora. Se você não tem determinação, é complicado. Logo, seria melhor trabalhar com carteira assinada. O empreendedor vive altos e baixos, vai testar, olhar e planejar e tem de entender um pouco de cada função. Além do que ele já sabe fazer, precisa entender de contabilidade. Não é para qualquer um, mas é sempre possível e realizador para aqueles que tentam um negócio”.
Isabela também diz que a principal característica de um bom empreendedor é a persistência: “Minha dedicação é o ponto forte. Tenho vontade de fazer a diferença na vida das pessoas e, sobretudo, ser honesta. Gosto de apostar naquilo que gerará um benefício para as pessoas”.
Atividades e capacitações
A Feira do Empreendedor termina neste domingo (27), no Expominas. Os interessados em participar do evento ainda podem se inscrever gratuitamente no site fe.sebraemg.com.br ou no local do evento.
No último dia da programação haverá palestras com o chef de cozinha e jurado do programa “Mestre do Sabor”, Léo Paixão, a investidora Camila Farani, o escritor Marcos Piangers e a empreendedora Zica Assis.
-
Feira do Empreendedor 2022
25 e 26 de novembro (sexta-feira e sábado), das 10h às 20h, e 27 de novembro (domingo), das 10h às 18h.
Expominas – Avenida Amazonas, 6.200 – Gameleira
Belo Horizonte/MG
Inscrições gratuitas: fe.sebraemg.com.br
#feiradoempreendedormg
-
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 9 9621-9550