ASN MG Atualização
Compartilhe

Guaxupé recebe aula inaugural do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) em setembro

Projeto oferece formação empreendedora, por meio do curso técnico gratuito em Administração para jovens da rede pública de ensino
Por Thiago Carvalho
ASN MG Atualização
Compartilhe

O Sebrae Minas dará início, no dia 8 de setembro (segunda-feira), às aulas da primeira turma do Curso Técnico em Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), em Guaxupé, no Sudoeste do estado. O NEJ é um projeto com metodologia da Escola do Sebrae, que oferece formação empreendedora gratuita a jovens egressos ou estudantes do Ensino Médio da rede pública.

A aula inaugural contará com a presença do prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa (Jarbinhas); do gerente da Regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae Minas, Leonardo Mól; e do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSUL de Minas), Carlos Henrique Rodrigues Reinato. A ação será realizada no Centro Integrado de Educação e Geração de Renda (CIEG), na Rua Nova Resende, 180, Parque dos Municípios II.

O curso, com duração de um ano, será ministrado no Instituto Federal Tecnológico do Sul de Minas, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, até junho de 2026. Por meio de uma metodologia que une teoria e prática, o objetivo do curso é estimular o desenvolvimento de comportamentos empreendedores, como proatividade, protagonismo e pensamento crítico dos estudantes, preparando-os para os desafios do mercado ou da vida.

“A chegada do NEJ em Guaxupé amplia oportunidades para os jovens do Sudoeste de Minas. O projeto desenvolve competências e habilidades que preparam os estudantes para ingressar no mercado de trabalho ou criar o próprio negócio, sendo um motor de transformação social e desenvolvimento econômico da região”, destaca a analista do Sebrae Minas, Laura Campos.

Expansão pelo estado

A oferta do curso em Guaxupé integra o movimento de expansão do NEJ em Minas Gerais, que contará com 170 novas turmas, distribuídas por 147 municípios. A iniciativa é fruto da parceria entre o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Educação, além de unidades implantadas com o apoio de prefeituras, instituições de ensino e cooperativas.

Metodologia inovadora

Fundado em 2010, o NEJ já formou cerca de 4,2 mil estudantes em Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia e Paraná. Atualmente, o projeto mantém turmas em Uberaba, Ibirité, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Belo Horizonte, Contagem, Sarzedo, Santa Luzia, Vespasiano, Itabira, Natalândia, Patos de Minas, Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Natal (RN).

A metodologia pioneira da Escola do Sebrae alia teoria e prática, estimulando a autonomia, o protagonismo e a consciência social dos estudantes, além de competências essenciais de gestão e empreendedorismo.

Impactos do NEJ

  • 64% dos estudantes ingressam no mercado de trabalho;
  • 58% continuam seus estudos;
  • 94% declaram que o curso teve alto impacto em sua vida pessoal;
  • 88% afirmam que a formação impactou positivamente sua vida profissional.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste

Thiago Carvalho (Stark)
[email protected]

  • Guaxupé
  • nej
  • núcleo de empreendedorismo juvenil
  • sebrae minas