ASN MG Atualização
Compartilhe

Gestores de 40 municípios mineiros participam do ‘Investe + Sebrae’

Encontro em Extrema, no sul do estado, promoveu debates sobre atração de investimentos e desenvolvimento econômico
Por Luciana Trindade
ASN MG Atualização
Compartilhe

Lideranças de vários municípios de Minas Gerais reuniram-se na última quarta-feira (3/11), em Extrema, no Sul do estado, no ‘Investe + Sebrae’. O encontro promoveu discussões sobre estratégias de desenvolvimento econômico e atração de investimentos para os territórios. Cerca de 100 lideranças, entre prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento participaram do evento, representando cerca de 40 municípios mineiros.

Promovido pelo Sebrae Minas, com apoio do Investe Minas – agência estadual responsável pela prospecção e atração de investimentos e pelo fortalecimento da competitividade empresarial –, o ‘Investe + Sebrae’ aprofundou debates sobre políticas públicas, captação de recursos e ações para ampliar a presença de novos empreendimentos nos municípios mineiros. A programação reuniu cases de sucesso, painéis sobre estratégias e discussões técnicas, que abordaram tendências e desafios do cenário econômico regional.

O diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, destacou que a união entre instituições que atuam para o desenvolvimento dos municípios, como o Sebrae Minas e o Governo do Estado, gera resultados concretos. “Extrema mostra, na prática, que oferecer condições para que as pessoas empreendam transforma territórios. O município soube aproveitar suas vantagens e construir um caminho singular no cenário nacional. Cada cidade tem sua realidade, mas quando fomentamos o surgimento e o crescimento de empresas, criamos oportunidades reais para que as pessoas prosperem. E é isso que move o Sebrae Minas”, reforçou.

O diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido

Segundo a prefeita de Borda da Mata, Tatiana Pires Pereira Cobra, o apoio do Sebrae Minas tem sido determinante para a prosperidade do município, conhecido como a “capital nacional do pijama”. “A parceria com o Sebrae já traz avanços para Borda da Mata. Por meio das capacitações realizadas com nossos gestores, passamos a estruturar melhor o desenvolvimento econômico, fortalecendo o comércio local e criando condições para atrair investimentos. Já percebemos resultados e temos certeza de que essa colaboração será decisiva para preparar a cidade para novas empresas e mais oportunidades para a população”, enfatizou.

Visita técnica ao polo logístico de Extrema

O “Investe + Sebrae” dedicou parte da pauta para visitas técnicas a três dos seis distritos industriais de Extrema, município que se consolidou como um dos principais polos logísticos do Brasil. O grupo conheceu o Kronolog Business Park, o segundo maior distrito logístico de Minas Gerais e um dos maiores do país; o Distrito Industrial E-Commerce, de onde cerca de 25% das operações nacionais de e-commerce são distribuídas; e o Porto Seco Sul de Minas, infraestrutura estratégica para operações alfandegárias e integração logística regional.

Extrema também é referência por abrigar grandes empresas, que instalaram centros de distribuição e operações logísticas no município, como Bauducco, Multilaser, Netshoes, Panasonic, Nívea, Adidas, Tok&Stok, Ajinomoto, Dafiti e Mercado Livre, atraídas por aspectos como localização estratégica, infraestrutura eficiente e ambiente favorável aos negócios.

Um dos diversos centros de distribuição localizados em Extrema

De acordo com o vice-prefeito de Extrema, Sidney Soares Carvalho, o município mantém crescimento acelerado impulsionado por esses investimentos e por políticas locais voltadas ao desenvolvimento sustentável. Nos últimos anos, houve um aumento expressivo no número de empresas instaladas, consolidando Extrema como um dos maiores centros de distribuição do Sudeste e referência nacional em logística, indústria e serviços.

“Esse resultado vem de anos de trabalho contínuo e de uma gestão alinhada em fortalecer o ambiente de negócios, oferecendo as condições necessárias para gerar emprego e renda. Hoje, contamos com parques industriais estruturados e uma atuação integrada entre a Secretaria de Desenvolvimento, a Sala Mineira do Empreendedor, o Sebrae e o Invest Minas. Mostrar esse modelo a outros municípios é reafirmar que planejamento e gestão consistente podem transformar a realidade econômica de qualquer cidade”, conclui.

Territórios Mais Atrativos

A Atração de Investimentos é um projeto do Sebrae Minas para capacitar as prefeituras na melhoria do ambiente de negócios e na jornada de prospectar empresas para o território. O Sebrae possui metodologia própria e, em conjunto com a Invest Minas, busca tornar o território mineiro ainda mais competitivo. No ano de 2025, 12 municípios estão sendo atendidos pela metodologia e apresentaram resultados positivos. São eles: Barbacena, Borda da Mata, Cabo Verde, Caparaó, Guaxupé, Jordânia, Laranjal, Minas Novas, Monte Santo de Minas, Patos de Minas, Sacramento e Teófilo Ottoni.

O projeto Atração de Investimentos é uma das frentes do Programa Territórios Mais Atrativos, para apoiar agentes públicos e lideranças locais em processos e iniciativas que visam tornar os territórios mais promissores aos negócios, por meio da melhoria do ambiente empreendedor. Além da Atração de Investimentos, o Programa atua em outras duas frentes: Lei de Liberdade Econômica (LLE) e Regularização Fundiária.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas| Regional Sul
Luciana Trindade
[email protected]

-

  • Atração de Investimentos
  • Extrema
  • Investe + Sebrae
  • polo logístico
  • programa territórios mais atrativos