Pelo segundo ano consecutivo, o Sebrae Minas será palco da Expo Favela Innovation Minas, feira de inovação organizada pela Favela Holding e produzida pela InFavela em parceria social com a Central Única das Favelas (CUFA). O lançamento do evento ocorreu nesta sexta-feira (9/8), na sede do Sebrae, e contou com a presença da presidente da Cufa Minas, Marciele Delduque; do diretor-Técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido; do fundador da Cufa e CEO da Favela Holding, Celso Athayde; além de parceiros, apoiadores e autoridades dos governos municipal e estadual.
Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a cultura das favelas de Minas Gerais, o evento precede a maior feira de negócios de favela do mundo, que ocorre anualmente no estado, desde 2022. “Ninguém faz nada sozinho. Se hoje eu estou aqui, é porque tenho um time comigo. Nessa segunda edição, há pessoas por trás que acreditam realmente que essa ação transforma e entrega oportunidade na vida das pessoas. Convido vocês a celebrarem conosco, porque o sucesso da Expo Favela é de cada um que está aqui hoje”, celebra Marciele, idealizadora do evento.
Douglas Cabido reforçou o compromisso do Sebrae Minas de impulsionar o empreendedorismo. Segundo ele, valorizar toda a potência das comunidades também faz parte das ações da entidade.
“Ao observar toda essa potência, ficamos extremamente orgulhosos de tê-los na nossa casa. O Sebrae Minas tem como compromisso levar soluções e abordagens que torna a ação de empreender um ato de transformação na vida de todos. Por isso, valorizamos tanto a educação e o empreendedorismo. A pessoa com atitude empreendedora tem capacidade de transformar seu território, sua comunidade, empresa ou local de trabalho”, destaca.
A instituição desenvolve o programa Comunidade Empreendedora, que leva capacitações para mais de dez comunidades do estado. Outro programa é o Sebrae Delas – estratégia focada nas mulheres donas de negócios, maior parte dos empreendedores de comunidade e que possuem características e necessidades distintas.
Oportunidade para os empreendedores de comunidade
Situado no bairro Nova Cachoeirinha, região Noroeste de Belo Horizonte, o projeto Favela em Ação foi uma das iniciativas selecionadas para expor no evento. Com mais de três anos de atividades na região, é a primeira vez do projeto na Expo Favela, onde vai promover oficinas de futebol, música e moda, além de participar do desfile de moda que será realizado no evento, com crianças e adolescentes do projeto.
O cofundador do projeto, Léo Fernandes, pretende aproveitar o espaço para divulgar as ações desenvolvidas no projeto, e buscar ferramentas para fortalecer a iniciativa. “Será uma oportunidade para pessoas que são um pouco excluídas do mapa das ações sociais. Nós, moradores, decidimos arregaçar as mangas e fazer a diferença. Estamos felizes em poder apresentar as nossas ações, e queremos aproveitar o impacto da Expo Favela para criar conexões e visibilidade para a nossa comunidade”, destaca.
Expo Favela Minas
Em 2024, a expectativa é receber 12 mil pessoas ao longo dos dois dias de feira, e gerar cerca de R$ 7 milhões em parcerias e conexões entre os 120 empreendedores das favelas mineiras, com grandes empresários de todo o Brasil. Celso Athayde relembrou a edição passada. “É importante saber que, nesta edição, há dois ministros de estado já confirmados. Quando o poder público reconhece o nosso trabalho é muito significativo, pois mostra que estamos fazendo algo importante. A favela existe e precisamos levar desenvolvimento para estas pessoas. Apesar de suas carências, é preciso valorizar as suas potências, muitas vezes, desconhecidas”, finaliza.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro
Aline Reis (Stark)
(31) 99934-0658