ASN MG
Compartilhe

Festival Gastronômico Sabores das Villas tem recorde de público e sucesso de vendas

Evento apoiado pelo Sebrae Minas registrou mais de 50 mil visitantes e 25 mil pratos vendidos
Por Da redação
ASN MG
Compartilhe

Cerca de 50 mil pessoas marcaram presença na 3ª edição do Festival Gastronômico Sabores das Villas, realizado pelo Circuito Villas e Fazendas em 12 cidades das regiões do Alto Paraopeba e Vale do Piranga, entre os dias 6 de maio e 4 de junho. Durante o mês de maio, os estabelecimentos participantes do festival receberam capacitação do programa Prepara Gastronomia, iniciativa que orienta pequenos negócios do segmento de alimentação fora do lar e valoriza a culinária local.

O Parque de Exposições Tancredo Neves, em Conselheiro Lafaiete, recebeu a etapa final do evento no último dia 4. Foram mais de 25 mil pratos vendidos de 60 estabelecimentos participantes do festival. Os pratos tinham como ingredientes principais a costelinha, o torresmo, a couve e o angu. Além do recorde de participantes, o evento movimentou cerca de R$ 1,5 milhão em negócios. A programação do festival também incluiu shows, apresentações culturais e mostra de artesanato.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete e presidente do Circuito Villas e Fazendas, Rafael Lana, avalia a importância do evento para a região. “O festival tem um grande impacto na cadeia gastronômica e do turismo. Além disso, os estabelecimentos receberam capacitação, puderam estabelecer novos contatos e formar uma rede de cooperação”.

Diferente das edições anteriores, Rafael Lana explica que, neste ano, não houve premiação. “Após um período difícil para os negócios do setor, o festival teve o objetivo promover a culinária local e a interação entre o público e os pequenos negócios de alimentação da cidade”.

Prepara Gastronomia

Para o analista do Sebrae Minas Aristides Araújo, o festival se consolida no calendário gastronômico da região. “Por meio do Prepara Gastronomia, atuamos na curadoria do evento, orientando os empresários na elaboração e apresentação dos pratos para que eles pudessem alavancar suas vendas”, ressalta.

A comerciante Rita de Cássia Souza participou das capacitações oferecidas pelo Sebrae Minas. Há 15 anos coordenando um buffet, na cidade de Catas de Altas da Noruega, Rita criou o prato “Casamento Perfeito”, uma lasanha de taioba feita com massa de angu, recheada com ragu de linguiça caseira e servida com geleia de pimenta biquinho artesanal.

A empresária conta que recebeu orientações para a preparação do prato. “A chef Fernanda Fonseca ajudou a trazer inovação para a nossa proposta. Queria criar um prato em homenagem a uma pessoa querida que perdeu o marido por causa da Covid, e era apaixonado por taioba. Orientada pela chef, incrementei o prato com uma geleia de pimenta biquinho artesanal, salsa e uma flor de beijinho, que teve uma grande aceitação do público”, destaca.

Depois de sua participação no evento, ela diz que mais clientes foram conhecer o seu estabelecimento, e se emociona diante do apoio que recebeu durante o festival. “No último dia da etapa estadual, vendi tudo o que levei”, comemora.

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Aline Reis – (31) 3292-8660 | (31) 99934-0658

[email protected]

Flávia Ferraz – (34) 99913-7999 [email protected]