Nos dias 22 e 23 de novembro, a cidade de Monte Santo de Minas receberá a VI edição do Festival Gastronômico e Cultural, que une pratos autorais, capacitação empresarial e valorização do território. A iniciativa, promovida pelo Sebrae Minas, Prefeitura de Monte Santo e Associação Comercial e Industrial de Monte Santo de Minas (ACIMS), mobiliza empreendedores do setor de alimentação fora do lar para elevar a qualidade, a visibilidade e a competitividade dos negócios locais.
Na abertura do Festival de Monte Santo, dia 22/11, o chef Afonso Bicalho apresentará uma massa de grano duro com defumados e legumes, ao molho de café, cachaça e queijo minas da Mantiqueira, no Cozinha Show a Pasta à Mantiqueira.
O festival ocorrerá no Terreirão do Samba e marca o encerramento do programa Prepara Gastronomia, do Sebrae Minas, que promoveu consultorias e capacitações em oito empreendimentos locais. Os participantes passaram por atendimento do programa Gestão Integrada, consultorias especializadas em gastronomia com o chef Afonso Bicalho, e workshops de atendimento, precificação, marketing digital e inovação.
Entre os estabelecimentos envolvidos estão o Restaurante Lázaro, Sorveteria Ferreira & Rocha, Panificadora Dutra Bom, Casa da Pizza, Café Delights, Botequim Altas Horas, Rock Burger e Haru Culinária Japonesa. Todos os participantes do festival irão integrar a Missão Safari Urbano, que ocorrerá entre os dias 30/11 a 2/12, em São Paulo/SP. A iniciativa tem o intuito de proporcionar aos empresários uma imersão em referências gastronômicas inovadoras.
Para a analista do Sebrae Minas Laura Campos, a capacitação dos empreendimentos e a realização do festival representa uma vitória do empreendedorismo local e do turismo regional: “O festival reforça a gastronomia como ponto de encontro entre quem mora em Monte Santo de Minas e para quem visita a cidade, valorizando os ingredientes da terra e os saberes da comunidade”, destaca.
Pratos criados para o Festival
Mamonas Assassinas
Pão de gergelim, peito de frango empanado crocante, queijo prato, molho tártaro, rúcula fresquinha e tomate.
Felicidade do Lázaro
Arroz caldoso com costela bovina cozida lentamente em forno à lenha, legumes frescos da horta e couve refogada no ponto certo.
Haru dog
Sushi Hot recheado com cream cheese, pepino em cubos, salmão cru ou grelhado, finalizado com tarê de café e crispy de couve, alho-poró e batata-doce.
Amor perfeito
Sorvete de queijo minas, calda de goiabada ao vinho e waffle de queijo sobre uma casquinha crocante de biscoito.
É francês uai
Croissant artesanal, feito na casa, recheado com pernil desfiado, queijo minas, rúcula fresca e um molho surpreendente de cachaça, rapadura e café.
Trem bão
Pizza com massa de fermentação lenta, molho da casa, muçarela, cupim desfiado, requijão de cabotiá, cebola roxa e tomates confitados.
Bohemio
Torresmo de barriga crocante, feito à moda da casa, servido com mandioca na manteiga de ervas e finalizado com barbecue de goiabada — um toque mineiro que transforma a experiência em pura identidade gastronômica.
7 pecados mineiros
Farofa de biscoito tostado com especiarias, creme de queijo com doce de leite, caramelo salgado e crumble de bacon caramelizado na rapadura com amendoim.
Serviço
VI Festival Gastronômico e Cultural de Monte Santo de Minas
Data: 22 e 23 de novembro de 2025
Horário: : 22/11 a partir das 19h | 23 a partir das 11h
Local: Terreirão – Av. Vital Paulino da Costa, Monte Santo de Minas (MG)
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
[email protected]

