ASN MG Atualização
Compartilhe

Festival Gastronômico “Aqui tem Queijo” celebra símbolo da mineiridade no Serro

Bares e restaurantes que vão participar do evento foram capacitados pelo Sebrae Minas, por meio do programa Prepara Gastronomia
Por Samuel Martins
ASN MG Atualização
Compartilhe

Para valorizar e promover um dos principais símbolos gastronômicos e culturais de Minas Gerais, que agora detém o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, concedido pela Unesco, o município de Serro celebra, nos dias 23 e 24 de agosto, na Praça João Pinheiro, o Festival Gastronômico “Aqui tem Queijo”. O evento, que integra as atrações da Festa do Queijo na cidade neste mês, é promovido pelo Sebrae Minas e pela prefeitura e vai contar com a participação de cinco estabelecimentos que receberam suporte do Prepara Gastronomia, programa voltado para os pequenos negócios da alimentação.

No primeiro final de semana do festival, além de apreciar os pratos criados pelos bares e restaurantes locais, quem passar pela praça poderá participar da degustação comentada dos queijos da região. Outras ações aberta ao público são as aulas show com os chefes Caio Soter e Igor Anaxagoras, que vão preparar receitas usando a iguaria mineira como ingrediente principal.

A programação ainda conta com o Workshop de Harmonização de Queijo Minas Artesanal da Região do Serro e uma oficina sobre “Conservação e Maturação de Queijo em Casa”. Todas as atividades são gratuitas.

Neste ano, a Festa do Queijo chega à 39ª edição e também conta com feiras de artesanato, oficinas de harmonização de queijos e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada pelo @festadoqueijodoserromg.

Desenvolvimento Territorial

O Sebrae Minas promove o Projeto de Desenvolvimento Territorial da Região do Serro: ‘Uma Só Região’, que agrega municípios da microrregião produtora. A iniciativa e contempla ações de apoio aos produtores, como capacitações, participações em feiras, criação do selo de Indicação Geográfica, governança e construção de experiências turísticas por meio da Rota do Queijo.

“A Região do Serro é uma das pioneiras no trabalho de valorização da origem. Caminhamos junto com os empreendedores para que o queijo se torne cada vez mais reconhecido no mercado, com valor imaterial e econômico”, comenta o gerente do Sebrae Minas na Regional Jequitinhonha e Mucuri, Rogério Fernandes.

Valorização do produto

Para diferenciar o produto artesanal, o Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs), criou a marca coletiva da Região do Serro. A identidade expressa a cultura, a tradição, a culinária e a história colonial da região, contribuindo para unir ainda mais produtores e gerar senso de pertencimento. A marca é a tradução da estratégia de posicionamento de uma região, que expressa a sua identidade e que contribui com o seu desenvolvimento econômico, por meio de uma diferenciação sustentável e relevante de seus produtos e serviços.

Fomento ao Turismo na região

Estruturada pelo Sebrae Minas e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), a Rota do Queijo da Região do Serro é uma imersão na história, cultura e sabores locais. Pelo projeto os empreendedores transformaram o ofício em oportunidade para expandir as vendas e o faturamento, aliando gastronomia e turismo regional.

Com a rota, as queijarias foram transformadas em pontos de encontros de turistas. Agora é possível visitar as fazendas, ver de perto o modo de preparo dos queijos, além de degustar a iguaria harmonizada com frutas, quitandas, vinhos, espumantes, cervejas e, principalmente, uma boa prosa.

As experiências foram desenvolvidas por meio do programa Check-in Turismo, que oferece suporte empresarial aos pequenos negócios da cadeia do turismo no estado e promove o desenvolvimento econômico local por meio da formação de lideranças, a estruturação dos produtos e destinos e o desenvolvimento de ações que conectam negócios e mercados.

Confira os estabelecimentos e os pratos que participam do festival:

Quintal de Vó – Bolinho de costela

Bolinho crocante de costela recheado com queijo do Serro e fonduta de queijo

-

Bar do Pescoço – Espia só

Tira-gosto composto por três bolinhos: bolinho de queijo, bolinho de mandioca com recheio de queijo e bolinho de angu com recheio carne.

-

Bar da Pri – Kibe da Pri com Queijo

Kibe recheado com queijo do serro e servido com creme de queijo do Serro

-

Bar do Ademil – Jequitinhonha

Carne de sol flambada no vinho de uva Izabel acompanha de dadinho de tapioca com queijo do Serro e geleia apimentada de abacaxi.

-

Sabor de casa – Frango Frito do Serro

Asinha crocante empanada no queijo do serro e servida com molho de queijo do Serro.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri

Samuel Martins (Stark)

[email protected]

  • Festival Aqui tem Queijo
  • Gastronomia
  • Prepara Gastronomia
  • Queijo do Serro
  • Rota do Queijo
  • sebrae minas