Quinze produtores de Queijo Canastra e de outros produtos típicos da região participam da 4ª edição do Festival do Queijo Canastra, que será realizada em São Roque de Minas a partir da próxima quinta-feira (30/5) e segue até o dia 1º de junho. Cerca de sete mil pessoas são aguardadas durante os três dias do evento, que é promovido pela Prefeitura, com apoio do Sebrae Minas.
O público terá a oportunidade de provar variados pratos tradicionais da região, como Bolinho de Queijo Canastra; Pão de Queijo com Carne na Lata e Queijo Canastra; Feijão Tropeiro; Sanduíches Artesanais; e Macarrão com Queijo Canastra. No entorno da Praça da Matriz, local de realização do Festival, estarão expostos produtos fabricados pelos artesãos da cidade.
Também será possível participar da Cozinha Show, onde chefs renomados da culinária mineira vão preparar receitas ao vivo, tendo o Queijo Canastra como protagonista. Entre eles está Caio Soter, que comanda o Alma Chef, famoso restaurante de Belo Horizonte. Na quinta e sexta-feira, as apresentações serão às 19h, no sábado, às 15h.
Ainda na programação do evento, no dia 1º de junho, acontecerá o 25º Concurso do Queijo Minas Artesanal, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Além de ser um dos principais símbolos da cozinha mineira, essa iguaria tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), indicam que a comercialização dos queijos artesanais de Minas Gerais movimenta cerca de R$ 6 bilhões anualmente na economia do estado.
Entre os produtores que vão participar da 4ª edição do Festival do Queijo Canastra de São Roque de Minas, estão empreendedores rurais assistidos pelo projeto Origem de Minas, criado em 2012 pelo Sebrae Minas em parceria com o Sistema Faemg Senar. A iniciativa tem como objetivo fomentar a competitividade dos pequenos negócios da agroindústria do estado por meio de capacitações, apoio no acesso aos mercados e regularização da atividade. São cerca de 300 produtores mineiros de queijo, mel, cachaça, doces e geleias, acompanhados em todo o estado.
Queijo Canastra Tombado como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro, o queijo artesanal, feito de leite cru na Serra da Canastra, já conquistou o selo de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP), registro concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).Anualmente, mais de 6 mil toneladas são feitas por 800 produtores e
vendidas para todo país, inclusive para grandes capitais, como: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O produto é feito nos municípios de São Roque de Minas, Medeiros, Tapiraí, Bambuí, Piumhi, Vargem Bonita e Delfinópolis, no Centro-Oeste de Minas.
SERVIÇO
4º Festival do Queijo Canastra de São Roque de Minas
Data: de 30/5 a 1º/6
Local: Praça da Matriz (São Roque de Minas)
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho
(37) 98829-3910 (WhatsApp)
mg.agenciasebrae.com.br