A segunda edição da Feira Empreendedores do Futuro de Coronel Fabriciano, promovida no último sábado (22/6), levou cerca de quatro mil pessoas à Praça da Estação para conferir 20 projetos elaborados por alunos do 1º ao 9º ano de escolas municipais, e de alguns Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
A abertura do evento, realizado pelo Sebrae Minas em parceria com as Secretarias Municipais de Governança Educacional e de Cultura, e de Desenvolvimento Econômico, contou com a presença de representantes do poder público e do gerente da entidade na Regional Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício Fernandes. Apresentações culturais de alunos das escolas municipais José Batista de Mendonça, e Boa Vista, e das CMEIs José Pinto dos Santos e Pastor Antônio Rosa, marcaram o início da Feira.
Esta foi a primeira edição do evento realizada em local aberto, fato que permitiu expandir a experiência com a educação empreendedora para além das escolas. Os visitantes conheceram as ideias e os projetos dos estudantes que se propõem a transformar o futuro desenvolvendo suas potencialidades e gerando transformações na sociedade. Temas como meio ambiente, sustentabilidade, família, cultura e sociedade, alimentação saudável, artes e literatura foram utilizados para apresentar conceitos e habilidades empreendedoras desenvolvidos em sala de aula.
Entre os diversos projetos apresentados, estava o livro de receitas escrito pelos alunos da professora Delmira Rodrigues, que atua na Escola Municipal Professor Francisco Letro. Eles utilizaram itens que seriam descartados, como cascas de frutas, para elaborar receitas com o apoio de donos de pequenos negócios do ramo da alimentação. “Além de incentivarmos os alunos a consumirem alimentos mais saudáveis, ampliamos a visão deles sobre as possibilidades do empreendedorismo”, conta.
A analista do Sebrae Minas Gabriele Deboni destacou o comprometimento de todos com o programa. “Os professores têm um papel estratégico, pois aplicam a metodologia no dia a dia dos alunos, e levam para a realidade deles os conceitos do empreendedorismo por meio de jogos, brincadeiras e atividades artísticas. Na Feira, percebemos o potencial criativo das crianças e jovens, como ganham desenvoltura, aprendem a se comunicar melhor e a ter postura ao apresentar os projetos”, reforça.
-
Engajamento
A mãe do aluno Marco Antônio, da Escola Francisco Letro, Dora Marlon, afirma que a Feira incentiva a mudança de postura das crianças diante das perspectivas de futuro, e do seu papel na sociedade. “Mesmo que ainda sejam muito novos, o empreendedorismo é como uma semente plantada na cabeça das crianças. No futuro, poderá se transformar em bons em frutos. É importante apresentar esse projeto para a comunidade, de forma que as pessoas percebam que há um movimento dentro das escolas, e passem a se envolver também”, diz.
Educação empreendedora em Coronel Fabriciano
A educação empreendedora foi inserida nas escolas de Coronel Fabriciano em 2022, com a capacitação de mais de 400 professores da rede municipal, por meio do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma ação do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), realizado pelo Sebrae. Em 2023, ocorreu a primeira edição da Feira Empreendedores do Futuro.
-
Assessoria de Imprensa – Sebrae Minas Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira (Stark) – (31) 98250-1752
mg.agenciasebrae.com.br