A Rota do Queijo da Região do Serro, destino turístico localizado no Vale do Jequitinhonha e que une queijarias e atrativos dos municípios do Serro, Santo Antônio do Itambé e Conceição do Mato Dentro, foi apresentada na WTM Latin America – maior encontro para empresas de viagens e turismo da América Latina, ocorrido de 14 a 16 de abril, em São Paulo.
A rota foi criada para valorizar o ‘modo de fazer’ do Queijo Minas Artesanal, considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade – pela Unesco, e é resultado de um trabalho liderado pelo Sebrae Minas e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado e Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).
Os visitantes da WTM puderam conhecer as características e degustar o Queijo Minas Artesanal produzido na Região do Serro. O empório “Serro do Queijo”, um dos empreendimentos que integram a Rota, levou a experiência para o evento, apresentando a produção feita nas fazendas locais, além de harmonização do queijo com frutas e quitandas típicas da região, vinhos, espumantes e cervejas.
A profissionalização dos serviços de turismo na região, após a implementação do projeto, é destacada pelo proprietário do empório, Rômulo Sabarense. “Estamos mais qualificados e ocupando espaços relevantes e de grande visibilidade, como o WTM, para apresentar o nosso produto”, frisa.
Já a analista do Sebrae Minas Kele Vespermann reforça que a Rota do Queijo reúne a hospitalidade mineira e a gastronomia. “Quando conectamos essas raízes e estruturamos em produto turístico, possibilitamos mais oportunidades de desenvolvimento para a região”, afirma.
Queijo como atrativo turístico
A Rota do Queijo da Região do Serro é uma das prioridades de Minas Gerais, por meio da parceria entre a Secult e o Sebrae Minas. Fazem parte da região os municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro.
Ao todo, são 11 pontos de receptivos: fazendas, lojas de queijos, lojas de artesanato, empreendimentos gastronômicos e, ainda, outras atrações culturais e naturais da Região. O objetivo é potencializar a comercialização dos queijos por meio da experiência de visitação e imersão no universo da produção, envolvendo os visitantes com a história e a tradição do território e da sua associação aos atrativos turísticos existentes. Por meio da Rota, o queijo da Região do Serro deve se tornar ainda mais conhecido, ampliando sua comercialização e aumentando a receita para as propriedades rurais.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri
Samuel Martins (Stark)
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