O município de Diamantina, localizado no Vale do Jequitinhonha e distante 300 km de Belo Horizonte, é destaque internacional pelo seu patrimônio histórico e artístico, reconhecido pela Unesco. Conta-se que a terra de Chica da Silva e, também, de Juscelino Kubistchek, começou a ser habitada em 1722, a partir da descoberta e exploração do ouro. Com a formação das comitivas, que partiam para desbravar as matas e praticar a atividade de garimpo, a cozinha precisou ser adaptada e deu origem à “culinária de garimpo”.
A empreendedora Luciana Fonseca, proprietária do “Bar da Lu”, conta que esse tipo de culinária tem em sua base ingredientes encontrados nos quintais, como carnes de galinha e porco, couve, quiabo, milho e palma. “São pratos criados com a missão de dar ‘sustância’, pois o trabalho naquela época era extremamente pesado. Daí surgiram receitas como o Feijão Tropeiro e o Bambá do Garimpo – prato feito à base de feijão batido, costelinha, couve picada bem fininha e angu”, conta.
Diante desse cenário, o Sebrae Minas está promovendo o estudo de Identidade Gastronômica de Diamantina, que consiste em um diagnóstico da cultura alimentar do território, somado às diversas pesquisas já realizadas sobre o tema, para a construção de um plano de desenvolvimento do setor. Para isso, estão sendo identificados os ingredientes regionais, personagens e modos de preparo que irão transformar essas características em oportunidades de negócios.
A analista do Sebrae Minas Simone Lopes ressalta que, ao entender o contexto histórico da culinária, o empreendedor amplia suas oportunidades. “O cliente, principalmente o turista, busca uma experiência única. Quando o empresário aproveita dessa história em seu favor e a representa em um prato, o estabelecimento cria um diferencial entre os concorrentes e se destaca”, explica.
Programa Prepara Gastronomia
O estudo de Identidade Gastronômica faz parte da nacionalização do programa “Prepara Gastronomia”, idealizado em Minas Gerais e que, agora, está sendo replicado para todo o Brasil. A iniciativa também disponibiliza a donos de bares, restaurantes, lanchonetes e similares uma série de capacitações para melhorar a gestão dos negócios e reduzir custos de produção, melhorando a eficiência operacional. O programa ainda oferece consultorias personalizadas, com a visita de um chefe para apoiar a criação de novos pratos e a modernização dos cardápios, especialmente, com a inclusão de ingredientes da região.
Empreendedores do Vale do Jequitinhonha que desejam participar do programa Prepara Gastronomia devem entrar em contato pelo telefone (38) 3531-6167.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri
Samuel Martins (Stark)
samuel.stark@sebraemg.com.br