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Estudo aponta estratégias de desenvolvimento para a Região do Serro

Projeto do Sebrae Minas conecta empreendedores à herança cultural para fomentar o desenvolvimento do território
Por Samuel Martins
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Reconhecida pela produção de queijo, experiências turísticas e paisagens naturais, a Região do Serro passa a contar com mais uma ferramenta para estabelecer um ambiente favorável de negócios, e valorizar ainda mais sua origem. Na última terça-feira (8/4), representantes dos municípios que compõem o território – Alvorada de Minas; Conceição do Mato Dentro; Coluna; Dom Joaquim; Materlândia; Paulistas; Rio Vermelho; Sabinópolis; Santo Antônio do Itambé; Serra Azul de Minas; e Serro -, assinaram um termo de compromisso para a implementação do projeto ‘Uma Só Região’. A iniciativa é liderada pelo Sebrae Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

De acordo com o gerente do Sebrae Minas na Regional Jequitinhonha e Mucuri, Rogério Fernandes, uma das ideias centrais do projeto foi entender as características comuns entre os 11 municípios. “Esta ação amplia as oportunidades de fazermos ações coordenadas e direcionadas. O estudo aponta a possibilidade de implementação de mais de 40 programas. É algo inovador e desafiador”, explica.

A iniciativa foi idealizada para que os municípios se entendam como região, e se apoiem na implementação de práticas de gestão e valorização do território para a promoção de serviços e produtos. O projeto teve início em 2023, com a elaboração de um estudo que contou com a participação de, aproximadamente, 400 moradores da região. Por meio de pesquisas, rodas de conversas e entrevistas, foram analisados os aspectos culturais e sociais, com destaque para o sentimento de pertencimento.

O prefeito do Serro – cidade mais antiga da região -, Epaminondas Miranda, frisa que “o estudo comprova a nossa conexão com a cultura e história do território. Agora, com este documento que estabelece um caminho para as ações que devem ser aplicadas, podemos desenvolver ainda mais diversos setores da nossa economia,” destaca.

Já o diretor de promoção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Luís Gustavo Molinari, reforça que “a região possui grande reconhecimento, principalmente, pelo modo de fazer o Queijo Minas Artesanal. Trabalhar essa riqueza, aliada à identidade local é a receita para bons resultados”, salienta.

Raízes que originam a identidade regional do Serro

O estudo para a implementação do projeto ‘Uma Só Região’ revela, ainda, o desejo da população para que o desenvolvimento da região esteja atrelado à preservação dos valores culturais e naturais. Também foi apurado que a valorização da hospitalidade, agricultura e natureza reflete, além do apreço pelos recursos locais, o potencial para ações voltadas para o turismo de base comunitária e agroecologia.

Também por meio deste diagnóstico, foi observado que o turismo é percebido com muita importância em todos os municípios. O setor é visto como uma das principais vias de desenvolvimento, com destaque para Milho Verde e o circuito da Estrada Real. “Os resultados apontam que os municípios se enxergam além do queijo. Entender a singularidade dessa região é pensar em projetos que contemplem os ativos de cada cidade para um propósito comum”, avalia uma das responsáveis pela Bloom Consultoria, Mariana Broc, responsável pela elaboração do projeto.

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Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri

Samuel Martins (Stark)

samuel.stark@sebraemg.com.br

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