Após avançar em todas as etapas, a equipe “The Three Gamers”, do Centro Universitário de Caratinga (Unec) – campus Nanuque, conquistou o 1º lugar estadual e o 2° lugar nacional do Desafio Jovem Empreendedor 2023. A ação, promovida pelo Sebrae, é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa, e tem como objetivo fortalecer a cultura empreendedora e estimular o desenvolvimento de atitudes e habilidades essenciais de gestão.
Em 2023, foram 1.213 equipes participantes na competição, que teve como tema a Indústria de Games. A final foi realizada nos dias 16 e 18 de junho, em Belo Horizonte, e contou com a participação de 12 equipes do ensino médio, técnico e superior, dos estados de Minas Gerais e Pernambuco. Representaram o Vale do Mucuri os estudantes Tyago Pereira e Ayany, do curso de Administração; e Patrick Amorim, aluno do Direito, todos do sétimo período.
Para Patrick Amorim, integrante da The Three Gamers, o momento foi uma experiência única e importante de crescimento pessoal e profissional. Hoje, ele está à frente de uma loja em Nanuque e, por isso, vivencia todos os aprendizados proporcionados pela competição. “O que antes brincava no game, hoje, coloco em prática. O Desafio consegue mudar a realidade, e nos possibilita ter acesso à inovação, ao empreendedorismo e à criatividade. Quando mudei minha maneira de pensar, minha visão ampliou e, hoje, somente o céu é o limite”, conta.
A aproximação com a comunidade, principalmente, dos estudantes que estão se inserindo no mercado é um dos objetivos do Sebrae. A analista da entidade na região, Renata Carvalho, explica que, desde 2014, quando foi inaugurada a Agência de Atendimento em Nanuque, houve uma aproximação com a UNEC para levar aos acadêmicos as temáticas de empreendedorismo e inovação, e conectá-los com o mercado.
“Impulsionar o empreendedorismo é uma das formas que o Sebrae contribui para o desenvolvimento do nosso território. Termos campeões estaduais e vice-campeões nacionais de Nanuque no Desafio Jovem Empreendedor é mérito dos acadêmicos que se desafiaram a ‘pensar fora da caixa’ e também dos professores que os incentivaram e apoiaram”, destaca. “Em 2024 teremos mais uma edição, e esperamos que mais estudantes da nossa regional sejam desafiados a ampliar as possibilidades de aprendizado através do Desafio Jovem Empreendedor”, finaliza.
Assessoria de Imprensa – Prefácio Comunicação
Samuel Martins – [email protected]
(33) 99876-0329