O cadastramento de microempreendedores individuais (MEI), oferecido na Sala Mineira do Empreendedor pelo Sebrae Minas e parceiros, em Presidente Olegário, no Alto Paranaíba, é um dos casos de sucesso que serão apresentados no “Encontro de Compras Públicas – Contratações que geram desenvolvimento Local”. O evento será realizado nesta terça (30/8) e quarta-feira (31/8), em Macapá, com realização do Sebrae Amapá, para aproximar os setores público e privado, e ampliar a participação das micro e pequenas empresas, do MEI e dos agricultores familiares em assuntos relacionados às compras públicas.
O prefeito de Presidente Olegário, Rhenys da Silva Cambraia, participa do painel “O microempreendedor individual nas compras governamentais” na terça-feira. Ele apresenta os resultados do projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae Minas que possibilitou a geração de renda para o município ao dar condições para que os empreendedores locais participassem dos processos de compras públicas. “O Sebrae capacitou tecnicamente os pequenos negócios, e nos mostrou que é possível fazer a cidade crescer com os serviços prestados pelas empresas locais”, ressalta.
O gerente do Sebrae Minas da Regional Noroeste, Marcos Alves da Silva, destaca que “em um país cheio de desafios para empreender, este é um exemplo de como a formalização pode ser vantajosa. Em Presidente Olegário, os MEI encontram todo o apoio que precisam na Sala Mineira do Empreendedor para impulsionar seus negócios”
MEI em Presidente Olegário
Com cerca de 20 mil habitantes, Presidente Olegário registrou, de janeiro a julho deste ano, a formalização de 105 MEI, a maioria nos setores de serviços, comércio e construção civil. Os dados do Sebrae Minas também indicam que, em 2021, houve 235 formalizações.
A prefeitura do município investe, continuamente, na contratação da mão de obra e serviços locais para a reforma de escolas e espaços públicos, com a execução de serviços de bombeiro hidráulico, eletricista, pintor, servente e pedreiro, por exemplo. “Era comum empreiteiras de outras cidades executarem os serviços. E os nossos recursos acabam indo para outras cidades. Após estimularmos a formalização de microempreendedores individuais, o que pagamos fica no nosso município”, destaca o prefeito Rhenys Cambraia.
O pedreiro e pintor Fábio Antônio Schievano foi um dos que aproveitou a oportunidade: com o apoio do Sebrae Minas, ele saiu da informalidade e se registrou como MEI. “A partir da formalização, passei a ter mais demanda pelo meu serviço e, também, pude empregar companheiros que precisavam de trabalho”, relata.
Sala Mineira do Empreendedor
Resultado da parceria entre o Sebrae Minas e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), a Sala Mineira do Empreendedor simplifica o ambiente de negócios em todo o estado, atuando lado a lado com as administrações municipais. No local, são oferecidos diversos serviços gratuitos, como: emissão do Documento de Arrecadação Mensal do MEI (DAS), orientações sobre o preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) e informações sobre o processo de registro e cadastro de fornecedores da prefeitura. Em Presidente Olegário, a Sala fica na Praça Afonso de Sá, 180, Centro. Informações pelo telefone (34) 3811-2382.
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Joyce Rodrigues – (34)99990-6962
