Nas montanhas da Serra do Rola-Moça, nasceu a vontade de fazer morada e viver em contato permanente com a natureza. Foi também ali que brotou a ideia de materializar a essência e os sabores locais em receitas temperadas por afeto e ternura. Assim teve início a história da Especiarias Casa Branca.
Maria Virgínia Andrade Guimarães é a proprietária do negócio e uma das empreendedoras que participou de consultorias do Sebrae Minas no ano passado, em Brumadinho. Ela comercializa temperos artesanais com baixo teor de sódio e precisava, sobretudo durante a pandemia, aprimorar a gestão financeira.
A empresária conta que a ideia é levar mais saúde para a população, utilizando especiarias em lugar do sódio. É gratificante, segundo ela, mudar o hábito alimentar de uma pessoa. Mas havia a dificuldade de colocar os produtos à venda.
“Até que apareceu o Sebraetec, dando apoio às empresas locais e, assim como outros produtores da região, fomos convidados a participar do programa. Sabíamos que, para o negócio ser sustentável, precisaríamos do auxílio de uma instituição como o Sebrae Minas, que nos capacitasse para empreender. Era a hora de aproveitar a oportunidade”, conta.
Para levar adiante o negócio, ela buscou inspiração nas receitas de família, passadas de geração em geração, há mais de 50 anos. Para produzir os temperos, ela utiliza ervas e hortaliças encontradas na região. Em seguida, adicionou ao portfólio antepastos especiais e, recentemente, lançou uma linha de congelados. E assim vem provando que é possível preparar alimentos saudáveis sem perder o sabor.
Ela conta ainda que duas consultorias mudaram a vida da empresa: a de finanças e a de marketing digital. A consultoria financeira, por exemplo, foi importante por tê-la ajudado a organizar as compras, a gestão da empresa, a implementação de fichas técnicas e na precificação dos produtos.
“Hoje, conseguimos sentar com o cliente e negociar. Contamos com referências da nossa tabela de precificação e da ficha técnica. Nada é produzido sem que exista uma ficha técnica operacional, por exemplo”, destaca.
A empreendedora segue participando das consultorias e já se prepara para a retomada dos negócios, tão logo as restrições ao convívio social deixem de existir. Simultaneamente, com a ajuda do Sebrae Minas, lançou o site especiariascasabranca.com.br, que tem chamado a atenção de novos clientes. E também está se valendo de recursos digitais como o Google Meu Negócio e o Instagram.
-
Para auxiliar os empreendedores do segmento
Restaurantes, lanchonetes e fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar estão entre as 10 atividades econômicas que mais atraíram empreendedores brasileiros em 2021. De acordo com um levantamento do Sebrae, 84,5 mil estabelecimentos nessas áreas foram abertos no país entre janeiro e maio deste ano.
O Sebrae Minas atua em Brumadinho desde 2010, quando passou a desenvolver um trabalho de formação da rede de serviços turísticos junto a empreendedores das regiões de Casa Branca e Piedade do Paraopeba, hoje reunidos em torno da Associação de Turismo de Brumadinho.
A partir de julho, os empreendedores do município poderão receber capacitações por meio do Programa Avança Brumadinho, que reúne várias soluções para os negócios da região. Acesse o link e confira as atividades oferecidas no site da loja do Sebrae Minas.
Conheça os projetos desenvolvidos pelo Sebrae Minas no município de Brumadinho acessando brumadinho.sebraemg.com.br/ ou pelo telefone 0800 570 0800.
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Aline Reis – (31) 3292-8660 | (31) 99934-0658
Richard Novaes – (31) 3292 8660 | (31) 98884-0255
-
