ASN MG Atualização
Compartilhe

ESG na moda: como aplicar conceitos para inovar seu negócio?

COP 30 em novembro alerta sobre práticas sustentáveis para pequenos negócios. Sebrae Play tem nova coleção direcionada aos empresários da moda
Por Roger Dias
ASN MG Atualização
Compartilhe

Com a proximidade da COP 30, que vai acontecer entre 10 e 21 de novembro, em Belém, a sustentabilidade volta a ser o centro das discussões sobre o futuro da economia e dos negócios. A Indústria da Moda é a segunda mais poluidora do mundo, atrás apenas da Indústria Petrolífera conforme o último levantamento publicado pela Global Fashion Agenda, que aponta um total de mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis descartados desde 2023. Nesse sentido, a moda sustentável deixou de ser apenas uma tendência e se consolidou como um movimento essencial para reduzir os impactos socioambientais do setor, apontado como um dos que mais consomem água e geram resíduos no mundo.

Uma empresa da Região Metropolitana de Belo Horizonte vem priorizando processos responsáveis, materiais reciclados e a valorização da economia circular. Sediada em Lagoa Santa, a Refeito se especializou na produção de diversas peças autorais e únicas com o reaproveitamento de jeans usados. A ideia surgiu por acaso, em meados de 2012, quando Bia Pereira estava em sua casa e decidiu transformar uma calça em uma bolsa.

Bia produz suas peças com o uso de jeans usado

“Tinha uma máquina de costura em casa e sempre gostei de usá-la para fazer alguns consertos ou produções pequenas. Minha bolsa estava descascando e bem danificada e decidi ir para a costura fazer uma peça nova para usar no dia a dia. A bolsa que eu fiz foi um sucesso entre vizinhos e amigos. Logo, essa ideia acendeu um sinal de que tudo isso poderia virar um negócio”, explica.

A partir daí, Bia apostou em novas criações, como saias, bolsas, vestidos, camisas e jaquetas com o reaproveitamento de jeans. As encomendas não paravam de chegar, e a empresa cresceu rápido. Hoje, a empreendedora produz de 10 a 15 peças por mês customizadas. Ela já faz parcerias com o estilista Victor Dzenk, natural de Lagoa Santa, e com a Cedro Têxtil, produzindo estampas exclusivas para as marcas.

Gestão Inteligente na Moda: mais resultados

No segmento da moda, um dos mais dinâmicos e desafiadores da economia, a busca por práticas mais conscientes e eficientes se torna cada vez mais estratégica. Pensando nisso, o Sebrae Minas lançou o curso “Gestão Inteligente na Moda: mais resultados”, disponível gratuitamente na plataforma Sebrae Play, com o objetivo de apoiar empreendedores a tornarem seus negócios mais competitivos, inovadores e sustentáveis.

Acesse este link para ver o curso

O conteúdo é voltado para os empresários de ateliês, lojas ou pequenas confecções que já lidam com questões que envolvem relações com clientes, colaboradores e processos internos, além de impactos ambientais. Em dois módulos, com quatro horas de aulas no total, o curso vai apresentar conceitos e exemplos que podem inspirar a marcar e inovar o negócio, além de apresentar ferramentas para analisar oportunidades e desafios no universo da moda.

“A aplicação das boas práticas de ESG é uma forma estratégica e inteligente de potencializar os resultados das empresas e impactar positivamente todo o mercado. Em um cenário de escassez de recursos naturais, desafios sociais e exigências por transparência e ética, os pequenos negócios precisam se posicionar como agentes de progresso, preservação e responsabilidade, proporcionando impactos por toda a cadeia”, destaca o analista do Sebrae Minas Rafael Tunes.

A prática de ESG ainda é desafio para as micro e pequenas empresas. De acordo com pesquisa do Sebrae Minas sobre os conceitos de Environmental, Social e Governance – em português, meio ambiente, social e governança corporativa -, o conceito ainda é pouco difundido entre os empresários: cerca de 67% afirmam que possuem conhecimento superficial ou inexistente sobre o tema. Apenas um terço diz que conhece e sabe o significado do termo.

Sebrae Play

Para ajudar os empreendedores de pequenos negócios na jornada ESG, o Sebrae Minas reuniu em sua plataforma Sebrae Play diversos conteúdos exclusivos e gratuitos sobre como aplicar as práticas ESG na empresa. Acesse o link para saber mais.

O Sebrae Play é uma plataforma que disponibiliza cursos e conteúdo sobre sustentabilidade, empreendedorismo, estratégia e gestão, finanças, franquias, inovação e tecnologia, leis e impostos, liderança e pessoas, marketing digital, startups e vendas. A ferramenta, que pode ser acessada de qualquer dispositivo eletrônico, foi criada em 2022 e já disponibilizou diversos conteúdos para os usuários que querem abrir ou expandir um negócio.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379-9276 / 9278 / 9139

(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

[email protected]

mg.agenciasebrae.com.br

  • COP 30
  • ESG
  • Moda
  • sebrae minas
  • Sustentabilidade