Com a proximidade da COP 30, que vai acontecer entre 10 e 21 de novembro, em Belém, a sustentabilidade volta a ser o centro das discussões sobre o futuro da economia e dos negócios. A Indústria da Moda é a segunda mais poluidora do mundo, atrás apenas da Indústria Petrolífera conforme o último levantamento publicado pela Global Fashion Agenda, que aponta um total de mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis descartados desde 2023. Nesse sentido, a moda sustentável deixou de ser apenas uma tendência e se consolidou como um movimento essencial para reduzir os impactos socioambientais do setor, apontado como um dos que mais consomem água e geram resíduos no mundo.
Uma empresa da Região Metropolitana de Belo Horizonte vem priorizando processos responsáveis, materiais reciclados e a valorização da economia circular. Sediada em Lagoa Santa, a Refeito se especializou na produção de diversas peças autorais e únicas com o reaproveitamento de jeans usados. A ideia surgiu por acaso, em meados de 2012, quando Bia Pereira estava em sua casa e decidiu transformar uma calça em uma bolsa.

“Tinha uma máquina de costura em casa e sempre gostei de usá-la para fazer alguns consertos ou produções pequenas. Minha bolsa estava descascando e bem danificada e decidi ir para a costura fazer uma peça nova para usar no dia a dia. A bolsa que eu fiz foi um sucesso entre vizinhos e amigos. Logo, essa ideia acendeu um sinal de que tudo isso poderia virar um negócio”, explica.
A partir daí, Bia apostou em novas criações, como saias, bolsas, vestidos, camisas e jaquetas com o reaproveitamento de jeans. As encomendas não paravam de chegar, e a empresa cresceu rápido. Hoje, a empreendedora produz de 10 a 15 peças por mês customizadas. Ela já faz parcerias com o estilista Victor Dzenk, natural de Lagoa Santa, e com a Cedro Têxtil, produzindo estampas exclusivas para as marcas.
Gestão Inteligente na Moda: mais resultados
No segmento da moda, um dos mais dinâmicos e desafiadores da economia, a busca por práticas mais conscientes e eficientes se torna cada vez mais estratégica. Pensando nisso, o Sebrae Minas lançou o curso “Gestão Inteligente na Moda: mais resultados”, disponível gratuitamente na plataforma Sebrae Play, com o objetivo de apoiar empreendedores a tornarem seus negócios mais competitivos, inovadores e sustentáveis.
Acesse este link para ver o curso
O conteúdo é voltado para os empresários de ateliês, lojas ou pequenas confecções que já lidam com questões que envolvem relações com clientes, colaboradores e processos internos, além de impactos ambientais. Em dois módulos, com quatro horas de aulas no total, o curso vai apresentar conceitos e exemplos que podem inspirar a marcar e inovar o negócio, além de apresentar ferramentas para analisar oportunidades e desafios no universo da moda.
“A aplicação das boas práticas de ESG é uma forma estratégica e inteligente de potencializar os resultados das empresas e impactar positivamente todo o mercado. Em um cenário de escassez de recursos naturais, desafios sociais e exigências por transparência e ética, os pequenos negócios precisam se posicionar como agentes de progresso, preservação e responsabilidade, proporcionando impactos por toda a cadeia”, destaca o analista do Sebrae Minas Rafael Tunes.
A prática de ESG ainda é desafio para as micro e pequenas empresas. De acordo com pesquisa do Sebrae Minas sobre os conceitos de Environmental, Social e Governance – em português, meio ambiente, social e governança corporativa -, o conceito ainda é pouco difundido entre os empresários: cerca de 67% afirmam que possuem conhecimento superficial ou inexistente sobre o tema. Apenas um terço diz que conhece e sabe o significado do termo.
Sebrae Play
Para ajudar os empreendedores de pequenos negócios na jornada ESG, o Sebrae Minas reuniu em sua plataforma Sebrae Play diversos conteúdos exclusivos e gratuitos sobre como aplicar as práticas ESG na empresa. Acesse o link para saber mais.
O Sebrae Play é uma plataforma que disponibiliza cursos e conteúdo sobre sustentabilidade, empreendedorismo, estratégia e gestão, finanças, franquias, inovação e tecnologia, leis e impostos, liderança e pessoas, marketing digital, startups e vendas. A ferramenta, que pode ser acessada de qualquer dispositivo eletrônico, foi criada em 2022 e já disponibilizou diversos conteúdos para os usuários que querem abrir ou expandir um negócio.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
mg.agenciasebrae.com.br

