ASN MG Atualização
Compartilhe

Escolas de Uberlândia vão receber suporte do Sebrae Minas para implementar inovação no ensino

Inscrições gratuitas até 26 de fevereiro para escolas interessadas na melhoria das práticas pedagógicas ou administrativas
Por Roger Dias
ASN MG Atualização
Compartilhe

Escolas municipais e estaduais de Uberlândia que atendem à Educação Básica poderão se inscrever gratuitamente para participar do Programa ALI Educação Empreendedora. De março a dezembro, as instituições poderão ser atendidas por Agentes Locais de Inovação (ALI), que juntamente com a direção escolar e equipe pedagógica, irão identificar possibilidades de construir parcerias locais, disseminar boas práticas pedagógicas, gestão e inovação no modelo de ensino. As escolas interessadas podem se inscrever até 26 de fevereiro.

Poderão se candidatar as instituições que oferecem aulas do 1⁰ ao 9⁰ ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, integral ou profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Uberlândia, poderão ser beneficiadas até 25 escolas, que poderão desenvolver as competências empreendedoras, o potencial criativo, a aprendizagem, disposição para agir, além da percepção e exploração das oportunidades.

O programa faz parte da política de inovação para a promoção de uma aprendizagem que possibilite ao estudante mobilizar conhecimento, atitude e habilidades para que ele possa empreender em diferentes situações de sua vida, sejam pessoais, profissionais ou sociais. Com a aplicação de novas ferramentas de gestão escolar e o apoio de práticas pedagógicas, o programa disponibiliza para a escola diagnósticos para mensurar a evolução e o desenvolvimento de competências inovadoras.

“O programa visa apoiar, identificar as maiores necessidades e desafios das escolas, apoiar gestores na construção de um plano de ação e uma agenda de atuação junto às lideranças escolares de forma colaborativa, utilizando ferramentas como o radar de educação empreendedora e a avaliação diagnóstica”, afirma a analista do Sebrae Minas Fabiana Queiroz.

O ciclo de trabalho é composto por 14 encontros até o fim de 2024. O agente poderá elaborar ou auxiliar a escola com projetos que promovam a melhoria das práticas pedagógicas ou administrativas. Buscar e promover novas parcerias, além de auxiliar e acompanhar ações de melhoria propostas pelo sistema de gestão, também são objetivos do ALI.

Uma das instituições a participar do programa foi a Escola Estadual Bueno Brandão, que se localiza no Centro de Uberlândia. Ao todo, mais de 600 alunos e professores participaram da parceria que se firmou no começo de 2023. A vice-diretora Eliza Siqueira aprova a metodologia trabalhada. “As ações desenvolvidas foram muito importantes para a aprendizagem e o futuro dos alunos. Tivemos várias palestras e atividades com alunos, inclusive com a presença de uma equipe de startups. Durante todo o ano, trabalhamos temas relevantes, como inteligência artificial, chat GPT e inovação. Com isso, nossos professores e alunos mudaram o olhar e desenvolveram atitudes empreendedoras, que certamente serão fundamentais para suas carreiras futuras. Esperamos estreitar ainda mais essa parceria”, afirma.

Educação Empreendedora

Minas Gerais foi um dos estados pioneiros na implantação da Educação Empreendedora com a inauguração da Escola do Sebrae em 1994, em Belo Horizonte. E desde 2017, sedia o Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER).

Cerca de 800 municípios já foram contemplados no estado com as ações do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), iniciativa do Sebrae com o intuito de promover ações para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios brasileiros nas redes pública e privada de ensino. O projeto abrange diferentes níveis da educação formal (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior) desenvolvendo pesquisas, estudos, ferramentas, cursos e eventos para formar e municiar educadores, alunos e gestores na temática da Educação Empreendedora.

Em Uberlândia, o PNEE acontece em parceria com a prefeitura, Cemepe e a Superintendência Regional de Ensino. Em 2022, foi implementado o ALI Educação Empreendedora, que já atendeu mais de 20 escolas de Uberlândia e Monte Alegre de Minas, que agora inicia o terceiro ciclo a partir de março de 2024.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

[email protected]

(31) 3379-9275/9276/9139

  • Agente Local de Inovação
  • ALI Educação Empreendedora
  • Inovação
  • PNEE
  • sebrae minas