Nesta quinta-feira (9/2), foi anunciado, em Patos de Minas, o retorno da Escola do Sebrae, por meio do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), que passa a oferecer o curso técnico em Administração gratuito através do programa Trilhas do Futuro, do governo do estado. A parceria entre Sebrae Minas, FEPAM/UNIPAM, por meio do Colégio Universitário, e Prefeitura, com o Promam 5.0, é inédita em Minas Gerais, e servirá como projeto piloto para outros municípios.
A cerimônia para apresentar a parceria ocorreu no gabinete do prefeito Luiz Eduardo Falcão. Também participaram do evento a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suelen de Sousa, o gerente da regional Noroeste e Alto Paranaíba do Sebrae Minas, Marcos Geraldo Alves, o presidente da FEPAM, Paulo Vinícius Piva Hartmann, e o diretor do Colégio Universitário, Fernando Dias da Silva.
“A implantação do NEJ em Patos de Minas representa um marco na atuação do Sebrae na região do Alto Paranaíba, especialmente, por ser viabilizado e estruturado de forma pioneira, pelo Trilhas do Futuro. Essa estratégia permitirá que o modelo de parceria seja aplicado no restante do estado”, destaca Marcos Alves.
A metodologia educacional do Sebrae ficou conhecida em Patos de Minas por ter sido aplicada na antiga Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG), que funcionou de 1995 a 2008. Agora, retorna à cidade por meio do NEJ, e vai beneficiar estudantes que já concluíram ou irão concluir o 3º ano do ensino médio, na rede pública ou particular. Estão sendo oferecidas 80 vagas gratuitas, com possibilidade de chegar a 140, ainda no primeiro semestre.
Parceria
O curso técnico em Administração será parcialmente financiado pela Prefeitura de Patos de Minas, que adquiriu a metodologia utilizada na Escola do Sebrae NEJ e fornecerá os uniformes. Já a FEPAM disponibilizará a estrutura necessária com as salas de aula e os professores do Colégio Universitário do UNIPAM.
A formação no município está sendo ofertada pelo Trilhas de Futuro, projeto do Governo de Minas Gerais que oferece, gratuitamente, cursos técnicos, e paga a cada estudante bolsa de estudos mensal no valor médio de R$ 400,00. São R$ 20,00 por dia de aula presencial para custeio do vale-transporte e da alimentação.
Como participar
As aulas, previstas para iniciarem no mês de abril, têm duração de um ano, e possibilitam o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, bem como vivência prática do mundo dos negócios. Qualquer pessoa pode se inscrever, independentemente da idade, desde que esteja cursando o 3º ano ou já tenha concluído o ensino médio, na rede pública ou particular.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até a próxima quarta-feira (15/2) por meio do site trilhasdefuturo.mg.gov.br, na opção ‘curso de Administração do Colégio Universitário’. Os alunos serão selecionados de acordo com os critérios de prioridade do projeto Trilhas do Futuro. O período de matrículas será de 27/2 a 9/3.
Escola do Sebrae NEJ
A Escola do Sebrae NEJ foi fundada em 2010, em Belo Horizonte, e atualmente conta com mais de 2.400 alunos formados. O curso segue a mesma metodologia da Escola do Sebrae, referência internacional no ensino da educação empreendedora para jovens. Além da unidade na capital mineira, o NEJ está presente nas cidades de Nova Lima, Itabira, Uberaba, Brasília, no Distrito Federal, e agora em Patos de Minas.
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Henrique Ulhoa – (31) 99445-2460 | (38) 99100-8640
Flávia Ferraz – (31) 3292-8660 | (34) 99913-7999