ASN MG Atualização
Compartilhe

Equipes da Grande BH são vencedoras da etapa estadual do Desafio Liga Jovem

Instituições públicas dos municípios de Cachoeira da Prata e Ibirité seguem para a etapa regional da competição
Por Aline Reis
ASN MG Atualização
Compartilhe

Duas equipes de instituições de ensino de Ibirité e Cachoeira da Prata foram vencedoras da etapa estadual do Desafio Liga Jovem e, agora, seguem para a próxima etapa da disputa. Considerada a maior competição de empreendedorismo tecnológico escolar do Brasil, o Desafio é uma realização do Sebrae e do Instituto Ideias do Futuro, para incentivar a cultura empreendedora e o protagonismo dos estudantes e professores.

Cachoeira da Prata, município que fica a 28 km de Sete Lagoas, foi vencedora com a Equipe Ariranha, do Ensino Fundamental. Os cincos estudantes da Escola Municipal Coronel Américo Teixeira, que contaram com a orientação da professora Rosângela Eduarda Barbosa, desenvolveram um aplicativo para digitalizar e preservar acervos históricos da cidade, permitindo que a comunidade participe ativamente do processo.

O Museu e Arquivo Histórico Coronel Américo Teixeira Guimarães ajudam a preservar a história do município por meio de doações de objetos e documentos da comunidade. Com a digitalização dos arquivos do museu, e dos materiais do acervo pessoal dos moradores, o projeto facilita a promoção do conhecimento sobre o município, enquanto patrimônio cultural, e ajuda no desenvolvimento econômico local por meio do turismo cultural.

Em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) foram os vencedores do Ensino Superior. Com a orientação do professor Fábio Julio Fonseca, a equipe criou o projeto Sinapse, uma solução para combater o desperdício de alimentos em hortifrútis. Os cinco estudantes criaram uma banca adaptável, que ajusta a temperatura, umidade, ventilação e iluminação de cada alimento, absorve gás etileno, e utiliza luzes que simulam raios solares. Controlada por aplicativo, ela mantém os alimentos frescos por mais tempo.

A ideia surgiu a partir da experiência pessoal do pai de um dos participantes da equipe, que foi proprietário de um sacolão, e sofreu com o grande desperdício dos alimentos. O prejuízo chegou a ser maior que o lucro e, em poucos meses, o negócio foi fechado. Para a equipe, os padrões rígidos impostos pela sociedade, como: aparência dos alimentos; falta de comunicação entre os produtores e varejistas; manuseio incorreto dos alimentos; amadurecimento antecipado; refrigeração inadequada e perda de água das folhagens são fatores que cooperam para esta perda. A banca adaptável pretende reduzir os prejuízos e promover um consumo mais sustentável.

Equipe de Ibirité, selecionada para a etapa regional do Desafio Liga Jovem, na categoria Ensino Superior. Foto: Divulgação
Equipe de Ibirité, selecionada para a etapa regional do Desafio Liga Jovem, na categoria Ensino Superior. Foto: Divulgação

Sobre o Desafio

O Desafio Liga Jovem propõe que os estudantes apresentem projetos com soluções inovadoras para problemas reais das suas escolas ou comunidades, usando a tecnologia. São quatro categorias: Imagina (Ensino Fundamental), Cria (Ensino Médio), Inspira (Ensino Profissional – Técnico) e Avança (Ensino Superior – Graduação ou Tecnológico). Uma equipe foi escolhida em cada para representar Minas Gerais na etapa regional da disputa, e agora irão competir com projetos de toda a região sudeste.

A segunda edição do Desafio Liga Jovem alcançou 20 mil inscritos de todo o país, número quatro vezes superior aos 5 mil participantes registrados em 2023. “O desafio estimula os jovens a serem agentes transformadores de suas próprias realidades, e esse é o principal pilar da educação empreendedora. Fazer com que o estudante desenvolva competências essenciais e se torne protagonista da sua vida e da sua carreira”, destaca a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.

-

Próximas etapas

Os vencedores de cada estado vão apresentar seus projetos para uma nova banca de jurados on-line. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem com tudo custeado para participar da etapa final presencialmente, além de um celular de última geração para cada estudante e professor orientador.

A grande final será realizada no final de novembro, em São Paulo. As cinco equipes de cada categoria irão apresentar seus projetos pessoalmente, para uma banca de jurados especial. Entre as premiações, estão previstas a participação em uma missão internacional, notebooks, smartwatches e tablets de última geração.

As informações sobre o Desafio Liga Jovem se encontram no endereço eletrônico: desafioligajovem.com.br

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro
Aline Reis (Stark) – (31) 99934-0658
[email protected]

  • Desafio Liga Jovem
  • educação empreendedora
  • etapa estadual
  • sebrae minas
  • Vencedores