ASN MG Atualização
Compartilhe

Equipe de Janaúba é campeã nacional do Desafio Jovem Empreendedor 2023

Grupo “Focus”, formado por estudantes do IFNMG, ficou em primeiro lugar na categoria ensino médio na competição promovida pelo Sebrae
Por Da Redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

A equipe Focus, formada por quatro estudantes do 2º módulo do curso técnico em Administração, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), em Janaúba, foi a grande vencedora do Desafio Jovem Empreendedor 2023, na categoria Ensino Médio. A final aconteceu no último fim de semana, no P7 Criativo, em Belo Horizonte. Nesta edição, 1.213 equipes participaram do desafio que teve como tema a Indústria de Games.

Os estudantes Lídio Maxwell Cardoso de Menezes, Vagner José da Silva, Josilene Martins Inez e Sebastião José Rodrigues, com mentoria do professor Cleber Roberto de Souza, disputaram com equipes de Minas Gerais e Pernambuco. A equipe de Janaúba desenvolveu um game voltado para a área de matemática, com perguntas e soluções que auxiliam estudantes a melhorarem seus desempenhos. O jogo mostra que é possível aprender jogando.

O Desafio Jovem Empreendedor é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa para disseminar a cultura empreendedora e estimular o desenvolvimento de atitudes e habilidades essenciais de gestão. Os estudantes formaram equipes de ensino médio/técnico, ou tecnólogo/superior, com o suporte de um professor mentor. Ao longo das três primeiras fases do desafio, participaram de diversas rodadas de decisões, acumulando pontos no ranking e avançando para as próximas fases até chegarem à final.

As equipes que conquistaram os primeiros lugares em cada categoria ganharam uma viagem para São Paulo para participar do Big Festival, o principal evento de jogos independentes da América Latina. Além disso, irão participar como speakers em um painel, no dia 29 de junho, em que poderão compartilhar a experiência de participar do desafio.

A Abafa, da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães, de Pernambuco, ficou com a segunda colocação na categoria Ensino Médio, e a ANGUTECH, da Escola Técnica Estadual Central Barreiros, também de Pernambuco, em terceiro lugar.

Orgulho e dever cumprido

Mentor da equipe norte-mineira, o professor Cleber Roberto de Souza destaca o empenho dos alunos. “Foram três meses dedicados intensamente ao desafio. Estou orgulhoso e com a sensação de dever cumprido por ter contribuído com essa equipe. Eles estavam focados no objetivo final que era essa conquista para nosso Instituto e para o Norte de Minas”, ressalta.

“Vencer o desafio é algo que irá agregar na nossa forma de pensar estrategicamente o empreendedorismo, e também em nossas vidas. No ano passado, ficamos em segundo lugar em Recife, e não desanimamos. Com apoio da nossa instituição, do nosso mentor e do Sebrae Minas, nos preparamos e conquistamos a vitória”, enfatiza o líder do grupo Focus, Lidio Maxwell Cardoso.

A analista do Sebrae Minas Cleris Bibbo destaca o empenho e determinação da equipe vencedora. “Em 2022, a equipe ficou bem perto do primeiro lugar. Mas, como deve ser no mundo do empreendedorismo, eles não desistiram. Se preparam ainda mais e agora trouxeram a vitória para o Norte de Minas”, finaliza.

O Desafio Jovem Empreendedor 2023 é promovido pelo Sebrae Minas, Sebrae PE, Sebrae Nacional, em parceria com a empresa Inova GS. Esta é a quarta edição do desafio. Somente em Minas Gerais, foram 1.051 equipes inscritas.

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Cida Santana – (38) 99271615 | (38) 99100 4590
[email protected]
Flávia Ferraz – (31) 98661-1272
[email protected]

  • Desafio Jovem Empreendedor
  • desafio jovem empreendedor 2023
  • equipe vencedora
  • janaúba