Neste domingo (27/11), os visitantes da Feira do Empreendedor tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória de superação da empresária Heloisa Helena de Assis, a Zica Assis. A ex-babá, ex-empregada doméstica e ex-faxineira, é fundadora da maior rede brasileira de cosméticos especializados em cabelos crespos e ondulados, o Instituto Beleza Natural. A palestra “Desafios do setor da beleza” está entre as 450 atividades gratuitas da programação da Feira do Empreendedor, realizada de 25 a 27 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.
Atuando há 25 anos no mercado, Zica é dona de 28 institutos em cinco estados, que empregam mais de 1.500 colaboradores, sendo que, destes, 95% são mulheres negras. O número de clientes atendidos chega a 100 mil pessoas por mês. Os produtos do Instituto Beleza Natural estão presentes em 4 mil farmácias, 520 perfumarias, 690 lojas de departamento e 150 supermercados.
Aos 62 anos, Zica se diz apaixonada pelo que faz. Segundo ela, a veia empreendedora surgiu de forma efetiva para, principalmente, promover o empoderamento das mulheres negras. “Comecei a empreender por uma necessidade de mostrar que as mulheres negras têm o seu valor. Amo minha cor, amo meus cabelos, amo o que eu faço. Sou uma mulher negra que venceu por acreditar no meu sonho. O preconceito ainda existe, mas eu enfrento. Não abaixo minha cabeça. Saí da favela para mostrar do que somos capazes”, explica.
Nascida na comunidade do Catrambi, no Rio de Janeiro, em uma família de 12 irmãos, desde que desenvolveu seus produtos, Zica demorou 10 anos para conseguir ter sua marca registrada. Falando para uma plateia repleta de empreendedores, ela contou os desafios que enfrentou ao longo do -caminho. “Aprendi que é fundamental buscar parcerias, conhecer o nicho de mercado que está atuando e focar no atendimento diferenciado. É preciso, também, inovar sempre, além de reconhecer os erros e aprender com eles”.
Durante a palestra, Zica ressaltou a importância do Sebrae Minas em sua trajetória empreendedora. “Sou apaixonada pelo Sebrae. Sempre que precisei, ele esteve do meu lado. Quando profissionalizei a minha equipe, por exemplo, recebi todo o suporte e direcionamento. Conheci o real sentido da palavra empreendedorismo depois que encontrei esse apoio”, diz.
-
Assessoria de Imprensa Prefácio Comunicação
André di Bernardi – (31) 3379-9275 / 9271