A importância da “reinvenção” e “revolução” das marcas no segmento do varejo teve destaque no E-festival 2024, maior evento de empreendedorismo de Minas Gerais, promovido pelo Sebrae Minas entre ontem (19) e hoje (20), em Belo Horizonte. Richard Stad, CEO da marca de moda masculina Aramis, compartilhou a sua experiência à frente da gestão do negócio, incluindo o processo de rebranding da empresa.
Stad começou a trabalhar na empresa em 2007, aos 22 anos, após receber convite do pai, o fundador Henri Stad, nascido na França. Desde então, apostou na inovação da marca, em reposicionamento do site e no e-commerce.
Hoje, mais de 20 anos depois, a empresa conta com 78 lojas em 25 estados, presença em 630 lojas multimarcas, cinco linhas de produtos com opções de peças para todas as ocasiões e planos de expansão para os próximos anos. Richard Stad conversou com a equipe da Agência Sebrae de Notícias Minas Gerais (ASN-MG) sobre a transformação da marca Aramis, que está há 29 anos no mercado.
ASN-MG: Você iniciou sua trajetória na Aramis ainda jovem, aos 22 anos. Conte para nós um pouco de sua experiência.
Richard Stad: Entrei aos 22 anos, com pouca experiência. Passei três meses nas áreas de estoque e controle de qualidade. Depois, por três anos, fiquei na área de atacado – foram 11 mil quilômetros rodados por todo o Brasil para entender o que é uma multimarca. Em seguida fui para o varejo e, aos 28 anos, fiz uma rodada de investimentos para gerar um fundo e um ano depois assumi a presidência da empresa.
-
ASN-MG: Ao olharmos a história da Aramis enxergamos uma linha de sucessão familiar. É possível aliar inovação ao legado construído pela família?
Richard Stad: Uma boa sucessão se dá com respeito: o pai respeita a visão do filho e o filho respeita a história do pai. Essa paz foi fundamental para termos uma potência. Acredito que o olhar de inovação, inquietude e valorização da essência faz com que a alma da companhia se mantenha forte, mas com visão de inovação.
-
ASN-MG: Quais são os desafios atuais da empresa?
Richard Stad: Hoje, ao atuar em uma companhia que possui mais de mil colaboradores diretos, falo que o CEO tem o papel de trazer a visão de futuro do negócio, e também ser o guardião da cultura. Independente do tamanho que a empresa fique, a alma e essência têm que continuar fortes.
-
ASN-MG: A Aramis tem um posicionamento muito forte, decidiu ser uma grife de moda masculina e se tornou uma referência, principalmente na internet. Como foi esse processo?
Richard Stad: A receita é você fazer o oque acredita, olhar para o mercado e entender onde tem espaço, além de ter muita disciplina e foco para construir com longevidade. As pessoas se perdem muito na construção do caminho, por isso, ter uma visão estruturada, entender o território e as oportunidades são fundamentais para construir a marca.
-
ASN-MG: A Aramis é reconhecida por sua forte atuação no marketing digital, mas para isso, recentemente passou por um processo de rebranding. Como foi?
Richard Stad: Toda mudança gradual que você faz não é percebida pelo cliente, que já possui uma visão da marca. A pandemia foi uma oportunidade de reconstruir tudo, foi a nossa chance de reconstruir o negócio, mesmo aquilo que já ia bem. Alavancamos a empresa e estamos há três anos com o faturamento dobrado. O desafio é estar constantemente se questionando e inovando.
-
ASN-MG: Foi nesse processo que veio o novo site?
Richard Stad: O site foi muito importante nesse trabalho de reconstrução da marca. A taxa de conversão dele dobrou, e ao final tivemos que reconstruir todo o código. Por meio dele pensamos o perfil do cliente, a entrega de valor e conexão com o time de varejo de loja, para usa-ló como uma plataforma de vendas. E nessa jornada integrada, o crescimento foi exponencial.
-
ASN-MG: Que conselho você deixa para quem deseja empreender?
Richard Stad: Empreender não é uma prova de 100 metros, é uma maratona! A minha recomendação é que você se cuide bem nesse processo, e também das pessoas que seguirão com você. Curta a jornada, ela é desafiadora, mas também muito prazerosa.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
[email protected]
mg.agenciasebrae.com.br