ASN MG
Compartilhe

Empreendedorismo transforma vidas de mulheres da RMBH

Primeira edição do projeto Muda Vida capacitou cerca de 30 moradoras de Juatuba
Por Aline Reis
ASN MG
Compartilhe

Apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade era um desejo antigo da agente de desenvolvimento da Sala Mineira do Empreendedor (SME) de Juatuba, Mara Morais. No início de 2023, ela participou do curso “Liderança Transformadora”, promovido pelo Sebrae Minas, no município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante os meses de capacitação, surgiu a oportunidade de desenvolver um projeto que atendeu ao que desejava: era o início do Muda Vida Juatuba.

“Fui mãe bem jovem, e logo me separei. Por isso, a ideia de criar o Muda Vida veio para proporcionar apoio às mulheres em condições como a que eu tive, e transformar a vida delas”, conta. O projeto tomou forma a partir do patrocínio do grupo Indústria Mecânica Irmãos Corgozinho – IMIC, e de parceiros como o Sebrae Minas; a Sala Mineira do Empreendedor de Juatuba e a Delegacia da Mulher.

O Muda Vida Juatuba foi lançado em junho de 2024 e, durante três meses, foram promovidas capacitações e diversas atividades gratuitas para proporcionar qualificação, oportunidades de negócios e troca de experiências. As participantes tiveram acesso aos cursos Bootcamp: Imersão e Modelo de Negócio; Gestão Financeira, além de oficinas sobre Gestão de Redes Sociais, Inteligência Emocional e Como Ser MEI na Prática. As ações foram encerradas em setembro.

Segundo Mara Morais, “para participar do projeto, muitas mulheres levavam os filhos pequenos, pois não tinham com quem deixá-los. O conhecimento muda a direção da vida. Escutar mulheres como a Mazé, uma faxineira que se tornou empresária de sucesso, e que compartilhou sua trajetória de superação por meio da produção de doces artesanais, nos fortalece e encoraja. As participantes precisavam disso: pessoas que inspiram e dispostas a dar a mão para elas”, conta.

Segurança para continuar a empreender

O projeto Muda Vida Juatuba foi finalizado com 33 mulheres, entre elas a empreendedora Débora Fernandes, dona de uma loja de produtos ‘próximos do vencimento’. Ela conta que participar da iniciativa foi enriquecedor. “O Bootcamp, por exemplo, me tirou da zona de conforto. Com exercícios práticos, aprendemos como melhorar as vendas, expor os produtos, ter confiança e segurança para falar do nosso próprio negócio. Isso facilitou até meu relacionamento e negociação com fornecedores. Estou muito mais segura e com energia para continuar”, enfatiza.

A empreendedora ainda destaca que, quando se mudou para Juatuba, há cerca de um ano, deixou o emprego com carteira assinada e, com a ajuda do marido, abriu a Ponto Fifo – uma loja de produtos ‘próximos do vencimento’. Hoje, com o negócio mais estruturado, pretende não parar mais a busca por qualificação. “Percebi a oportunidade de um negócio inexistente na região. Em setembro, completamos um ano de empresa, que já conta com cinco colaboradores. Recentemente, participei de uma capacitação sobre inteligência artificial para os negócios, e desejo continuar inspirando outras mulheres a entrar nessa busca”, afirma.

Parceria que transforma vidas

Para que o projeto se tornasse realidade, as parcerias com instituições da região foram fundamentais, como a firmada com o grupo da Indústria Mecânica Irmãos Corgozinho – IMIC. A vice-presidente da entidade, Sandra Silva, reforça o importante papel da iniciativa para as mulheres. “O município tem um alto índice de feminicídio. Sabemos que são necessárias diversas ações para prevenir e erradicar a violência, mas entendemos que qualificar e valorizar o trabalho dessas mulheres é um bom começo”, avalia.

A vice-presidente do grupo ainda destaca a adesão ao projeto. “Percebemos o interesse de outras mulheres em novas ações, por isso, em 2025, queremos fazer uma edição por semestre”, planeja. Para o analista do Sebrae Minas Raphael Oliveira, a iniciativa colabora com a criação de ambientes favoráveis ao empreendedorismo, em especial para as mulheres, que representam uma grande parte dos empreendedores da região. “O Sebrae Minas entende que o empreendedorismo tem sido a saída para muitas mulheres se manterem no mercado. É uma oportunidade para que as moradoras de Juatuba tenham autonomia, renda e realização pessoal. Nosso desejo é de que mais mulheres tenham suas vidas transformadas por meio do empreendedorismo”, reforça.

-

Saiba mais sobre o Muda Vida:

Sala Mineira de Juatuba – Praça Três Poderes – Centro / Juatuba ⠀
Telefone: 3535-5816/ Instagram: @projeto.mudavida

Agência de Atendimento do Sebrae Minas – Av. José Faria da Rocha, 1849 – Eldorado / Telefone: 3379-9600

-

Aline (Stark) Reis
Unidade Marketing e Comunicação | Stark Tecnologia e Facilities Ltda
(31) 99934-0658 / (31) 3314-2822
[email protected]

  • Empreendedorismo feminino
  • Sala Mineira do Empreendedor