ASN MG Atualização
Compartilhe

Empreendedores e projetos apoiados pelo Sebrae Minas são destaque na 3ª edição do Prêmio Cumbucca de Gastronomia

Iniciativa reconhece ações que valorizam a identidade regional, inovação e impacto econômico da gastronomia mineira
Por Flávia Ferraz
ASN MG Atualização
Compartilhe

Negócios, projetos e profissionais que têm transformado o cenário gastronômico mineiro, com o apoio do Sebrae Minas, foram destaque na noite da última terça-feira (18/11), durante a cerimônia da 3ª edição do Prêmio Cumbucca de Gastronomia. O evento, realizado no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, reforçou que a autenticidade das experiências gastronômicas oferecidas por destinos e empreendimentos, assim como o investimento em qualidade e inovação, são valorizados e reconhecidos pelo público.

Sônia Kohen participou do Prepara Gastronomia, em Monte Verde

O Villa Donna Bistrô, de Monte Verde, no Sul do estado, foi o primeiro colocado entre os 56 estabelecimentos indicados ao prêmio na categoria Prepara Gastronomia – criada para reconhecer as empresas que participaram do programa do Sebrae Minas em 2025. O Café da Praça, do Serro, e o restaurante Esquina do Pato, de Uberaba, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A proprietária do Villa Donna Bistrô, Sônia Kohen, une a culinária italiana, que aprendeu com a família, aos elementos da cozinha mineira, e cria pratos como o nhoque de mandioca com porco atolado, o risoto de rabada e o sorvete de pão de queijo. “Ser finalista já era uma conquista e vencer confirma que estamos no rumo certo. Esse prêmio é da minha equipe, que mergulhou nas orientações propostas pelo programa Prepara Gastronomia, e abraçou cada desafio com dedicação. O Sebrae foi essencial para despertar neles confiança, autonomia e vontade de inovar. Ver a equipe melhorar processos e assumir protagonismo me enche de orgulho. Atrás do fogão tem gente e é graças a essa gente que o Villa Donna cresce a cada dia”, frisa.

Para o diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães, “a culinária é um dos principais ativos turísticos de Minas Gerais, sendo frequentemente eleita a melhor do país em pesquisas e premiações. Nosso objetivo, com o Prepara Gastronomia, é tornar os pequenos negócios de alimentação fora do lar cada vez mais competitivos. E o prêmio Cumbucca, além de valorizar os empreendedores e iniciativas do setor, vem coroar esse trabalho e a excelência alcançada por nossos clientes”, ressalta.

Em 2025, o programa Prepara Gastronomia chegou a 117 municípios mineiros e beneficiou três mil micro e pequenas empresas no estado. Por meio da iniciativa, o Sebrae apoiou 92 festivais gastronômicos e a criação de 920 pratos a partir das consultorias ministradas por chefs de cozinha. Desde sua criação, em 2019, o programa contribuiu para o desenvolvimento de cerca de 13 mil pequenos negócios do segmento de alimentação fora do lar.

Gastronomia e desenvolvimento regional

O município de Andradas, no sul do estado, conquistou o título de Cidade Gastronômica 2026, outra nova categoria do Prêmio Cumbucca. Reconhecida como Capital Mineira do Vinho pelo governo estadual, em setembro de 2025, a cidade vem desenvolvendo o turismo gastronômico e de experiência com foco na vitivinicultura. O Sebrae Minas atua junto à governança turística de Andradas e Prefeitura, com ações para apoiar os pequenos negócios do setor.

Já na categoria Evento do Ano, a Fenabaru – Festival Cultural, Gastronômico, Turístico e Socioeconômico do Baru Urucuia Grande Sertão Veredas– promovido em Arinos, no Noroeste de Minas Gerais, levou o título. O Sebrae Minas foi um dos apoiadores do evento, promovendo uma série de atividades para fomentar a gastronomia e valorizar a cadeia produtiva da castanha de baru do município, além de auxiliar empreendedores participantes do Festival no desenvolvimento dos pratos.

O Prêmio Cumbucca na categoria Roteiro Gastronômico ficou com Cavernas do Peruaçu e Januária, no Norte de Minas Gerais. Um dos mais importantes destinos de natureza de Minas Gerais, recentemente reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Unesco, também proporciona aos turistas uma imersão gastronômica em um roteiro que contempla pequenos produtores de cachaça, polpas, doces e geleias feitos com frutos típicos da região, como umbu, coquinho azedo e maracujá do mato, além de empreendedores familiares de cozinhas tradicionais e comunidades que expressam o sabor singular da região. O Sebrae Minas também atua para estruturar e promover o turismo no território.

Já na categoria Você Decide – Feijoada, o título ficou com o Feijão Maletta, em Belo Horizonte. O restaurante, localizado no Edifício Maletta, integrou o grupo de estabelecimentos do local que participou do programa Prepara Gastronomia, com consultorias para o desenvolvimento de novas receitas, e capacitações em atendimento, vendas e marketing digital.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Flávia Ferraz
[email protected]

  • 3ª edição do Prêmio Cumbucca de Gastronomia
  • Café da Praça
  • Esquina do Pato
  • Prêmio Cumbucca
  • Prepara Gastronomia
  • Villa Donna Bistrô