Empreendedores do setor de alimentação fora do lar, lideranças e chefes de cozinha que participaram do programa Prepara Gastronomia, em Teófilo Otoni, participaram, entre os dias 24 e 27 de novembro, de uma imersão em Belém (PA). A comitiva conheceu as boas práticas e sabores da gastronomia paraense, por meio de visitas a estabelecimentos que valorizam a culinária identitária como estratégia para melhores resultados nos negócios.
Nas visitas, os empreendedores puderam observar e aprender práticas de produção e comercialização sustentáveis adotadas por empresas amazônicas. A chefe de cozinha Sara Jemima, do Matuta Cozinha, destacou a percepção quanto ao orgulho dos paraenses em relação à sua cultura e gastronomia. “Isso está alinhado à proposta do Prepara Gastronomia, pois resgata a essência da cozinha, as técnicas e ingredientes que são da nossa região”, frisa.
No grupo, estavam os empreendedores que venceram a 1ª edição do Festival Gastronomia e Cultura de Teófilo Otoni, realizado de agosto a setembro deste ano, e que faz parte do Prepara Gastronomia. Também participaram do intercâmbio representantes de entidades que apoiam a iniciativa, como o Sicoob Credivale, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teófilo Otoni e Sindcomércio.
Sebrae Minas leva Prepara Gastronomia para todo o Brasil
Na programação em Belém também estava uma agenda de cooperação entre Sebrae Minas e Sebrae Pará. A entidade no Norte do país será a primeira a implementar o Prepara Gastronomia, idealizado pelo Sebrae Minas. “Estamos empenhados em nacionalizar a metodologia criada em nosso estado. Esse fato nos coloca como referência e gera oportunidades para criarmos a rede de colaboração com lideranças e empreendedores de todo Brasil”, destaca a gerente da Unidade de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae Minas, Márcia Machado.
A empreendedora paraense Flávia Raiol, proprietária do Divino Orégano – rodízio de pizza em casa, afirma que “a expectativa para a implementação do Prepara Gastronomia em Belém é alta. Além de me qualificar, terei acesso às capacitações oferecidas pelo programa que vão me permitir conhecer e explorar melhor os diferenciais do meu negócio”, comenta.
A analista técnica do Sebrae no Pará, Nayany Costa revela que a entidade está na terceira fase de capacitação dos consultores que vão trabalhar no programa. “Percebemos que os mentores estão muito bem preparados, e os empreendedores ansiosos para participar. A nossa expectativa é a melhor possível porque teremos a COP 30, em 2025, que vai atrair milhares de turistas. Estaremos preparados para atendê-los da melhor forma possível”, reforça.
Prepara Gastronomia
Durante os três últimos anos, donos de bares, restaurantes, lanchonetes e similares, participantes do Prepara Gastronomia, em Teófilo Otoni, tiveram acesso a uma série de capacitações para melhorar a gestão dos seus negócio e reduzir custos de produção, melhorando a eficiência operacional dos estabelecimentos. Também receberam consultorias personalizadas, com a visita de um chefe ao estabelecimento para apoiar o desenvolvimento de novos pratos, e a modernização dos cardápios, especialmente, com a inclusão de ingredientes típicos da região.
Um levantamento do Sebrae Minas sobre a culinária e a cultura local identificou uma ‘gastronomia plural’, em Teófilo Otoni. Além da cozinha mineira, a cidade carrega traços fortes e predominantes da cozinha libanesa, alemã e, até mesmo, da baiana, fato que torna os pratos ainda mais diferenciados. Em janeiro de 2024, foi lançado o Guia Gastronômico e, em agosto e setembro, a 1º edição do Festival Gastronomia e Cultura.
Empreendedores da região que desejam aderir ao programa Prepara Gastronomia devem entrar em contato pelo telefone (33) 3529-4950.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri
Samuel Martins (Stark)
[email protected]