Uma iniciativa divertida de três amigas empreendedoras no Instagram deu o que falar na pequena Tiros, município de 7 mil habitantes no Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Feito por meio da ferramenta Reels, o vídeo de 25 segundos chama a atenção dos moradores para apoiarem e comprarem no comércio local. A intenção das empreendedoras com a ação é fazer com que o dinheiro circule e permaneça na cidade, uma forma de amenizar os impactos econômicos provocados pela pandemia do novo coronavírus, especialmente nos pequenos negócios. Confira o vídeo aqui.
A ideia partiu da cabeleireira e maquiadora Allyne Maíza de Araújo, proprietária de um salão de beleza onde também comercializa lingerie, pijamas e cosméticos. Ela conta que via pessoas da cidade fazendo suas compras pela internet ou em outros lugares, sendo que muitos dos itens comprados são encontrados em Tiros. “Se os moradores gastam o dinheiro no nosso comércio, de uma forma ou de outra, isso acaba retornando para eles”, explica.
Ainda segundo Allyne, o vídeo teve grande repercussão na cidade, com muitos compartilhamentos e comentários elogiosos. “Em pouco mais de 24 horas, registramos quase 5 mil visualizações. Além disso, tivemos um feedback bem bacana das pessoas, dizendo que a ideia funciona sim”.
Outro fato que motivou a ação, revela a fisioterapeuta e vendedora de roupas fitness, Luana Gessica, foi uma propaganda de uma influencer digital da cidade divulgando empresas de municípios vizinhos. “Apoiar o comércio local deveria ser um dever de todos. Acreditamos que iniciativas como essas ajudam a conscientizar os moradores e a desenvolver a economia local”. De acordo com Luana, depois do vídeo, a própria influenciadora comprou na loja da Allyne.
O vídeo ainda teve a participação da professora Patrice Caetano, que, a partir da pandemia, investiu em uma loja de roupas pela internet para complementar a renda. “A ideia é justamente provocar a reflexão de que o fortalecimento do comércio local beneficia a todos, gerando empregos e investimentos na própria cidade”.
Em 2020, o Sebrae Minas, em parceria com diversas entidades locais, capacitou mais de 500 empresas das regiões Noroeste e Alto Paranaíba, por meio do Plano de Retomada dos Negócios. No período, os empreendedores receberam consultorias e atendimentos individualizados sobre remodelagem dos negócios, gestão financeira, inovação, vendas, marketing digital e acesso a crédito.
“Constatamos que os pequenos negócios estão conseguindo atravessar esse momento difícil com resultados interessantes, principalmente, a partir da transformação digital. E ações feitas em conjunto, em que os empreendedores se apoiam mutuamente, têm gerado bons resultados para eles e, consequentemente, para a cidade”, destaca a analista do Sebrae Minas, Naiara Marra.
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Henrique Ulhoa – (31) 99445-2460 | (38) 99100-8640
Richard Novaes – (31) 3292 8660 | (31) 98884-0255
-
