ASN MG Atualização
Compartilhe

Empreendedoras de Passos participam da Expo Favela 2024, em Belo Horizonte

Convidadas para o evento, Jéssica Andrade e Edilaine Bueno vão levar a arte das trancistas, e das bonecas de crochê, para a capital
Por Thiago Carvalho
ASN MG Atualização
Compartilhe

A cidade de Passos, no Sudoeste do estado, está sendo representada por duas empreendedoras na Expo Favela Innovation Minas 2024, em Belo Horizonte. O evento ocorre pela segunda vez consecutiva na sede do Sebrae Minas, nesta sexta-feira (13/9) e sábado (14/9). Entre os 64 estandes de empreendedores e startups de favelas, estão os espaços da trancista Jéssica Rhymara de Andrade, e da especialista em bonecas de crochê amigurumi, Edilaine Bueno, exemplos de negócios inovadores em comunidades.

Na Expo Favela, a cabeleireira e digital influencer, de 32 anos, que encontrou nas tranças uma forma de se reinventar e conectar com suas raízes, apresenta o penteado “Liberdade” – criação que representa a jornada dela de superação e crescimento. “É um penteado sobre renascimento, crescimento e liberdade, inspirado na minha história, e de outras mulheres negras. Eu renasci por meio da minha arte. Fazer um penteado é como estar diante de uma tela viva”, explica.

O convite para a participação na Feira ocorreu após ela contar sua trajetória no evento “Empreender é Ressignificar”, promovido, em junho deste ano, pela Cufa, com apoio do Sebrae Minas, na cidade de Passos. Em 2021, a mãe de Jéssica Andrade faleceu de Covid-19 e, cinco meses depois, ela perdeu a filha, de dois anos, devido a uma pneumonia. Neste período, precisou fechar o salão, e enfrentar um quadro depressivo, mas seguiu trabalhando em casa, e sem perder a motivação para o negócio.

Paixão da infância que virou negócio

Superação também é um traço marcante na história da empreendedora Edilaine Bueno, que se reinventou por meio do artesanato. Aos 40 anos de idade, ela encontrou nas bonecas de crochê, em especial os amigurumis – criação em forma de animais e personagens infantis -, uma nova fonte de renda e de expressão da sua criatividade. A paixão pelo crochê nasceu quando criança, no entanto, foi em 2017, após um período desempregada, que decidiu investir na técnica. “Orei a Deus pedindo uma direção, e percebi que o crochê seria a resposta. Foi assim que iniciei meu negócio”, relembra.

Hoje, Edilaine Bueno é dona da marca Dylamigurumi, e se destaca por reproduzir, a partir de uma foto, as características e a fisionomia de pessoas no formato de bonecos. A artesã acredita que a Expo Favela será uma oportunidade para se conectar com novos clientes e investidores, já que o evento deve receber cerca de quatro mil visitantes por dia.

Edilaine Bueno, empreendedoras de Passos, é dona da marca Dylamigurumi. Foto: Divulgação
Edilaine Bueno, empreendedoras de Passos, é dona da marca Dylamigurumi. Foto: Divulgação

Além das duas empreendedoras, outros 24 empresários de Passos participam do evento por meio de uma missão promovida pelo Sebrae Minas. “Nosso objetivo é que eles conheçam as novidades do mercado, e encontrem oportunidades para acessar novos clientes, fomentando seus negócios”, explica a analista do Sebrae Minas Carolina Alvim.

Para participar do evento, os interessados devem se inscrever na plataforma Sympla.

Expo Favela Innovation Minas 2024
Data: 13 e 14 de setembro
Horário: a partir das 10h
Local: Sede do Sebrae Minas – Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada
Inscrições: Sympla

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste

Thiago Carvalho (Stark) (37) 98829-3910 (WhatsApp)

[email protected]

  • Expo Favela 2024
  • Expofavela
  • sebrae minas