A preocupação crescente com a saúde e o bem-estar vem impulsionando mudanças significativas nos padrões de consumo da sociedade. Produtos sem glúten, lactose, açúcar e aditivos químicos, têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. De acordo com os dados divulgados pela NielsenIQ, 86% dos consumidores brasileiros que participaram do estudo afirmam já terem adquirido pelo menos um hábito mais saudável em sua rotina e 59% dos brasileiros já gastam mais com produtos que melhoram a saúde.
Pensando nessa oportunidade de negócio, a empreendedora Monica Baptista, do Vila da Serra, em Nova Lima, lançou em setembro de 2021 a Pães Du Kanto, empreendimento que tem como propósito promover a saúde oferecendo produtos nutritivos e naturais. Era um sonho antigo e, ao perceber que Belo Horizonte tinha pouca oferta deste produto, Monica resolveu se aventurar no mercado.
“Ao construir meu plano de negócio, queria um produto de alto padrão e mais elaborado. Visitei várias padarias e padeiros, e fiz cursos. Ao perceber que BH era carente de pães inclusivos, aqueles que são pensados nas necessidades de pessoas com restrições ou que buscam uma alimentação mais saudável, montei um portfólio. Foquei na beleza e nas cores que despertam desejo no cliente e comecei a produção dos alimentos sem glúten e lactose. Atualmente, acrescentamos ao portfólio os produtos sem açúcar”, explica Monica.
Apesar de ter trabalhado por 40 anos na indústria da moda como designer e fabricante de calçados, o sonho de produzir pão se manteve vivo. Foi na pandemia, depois de muito estudo, que a empreendedora fez a transição de carreira. A empresa começou a tomar forma ‘no canto da casa’, como ela gosta de dizer. Neste ano, depois de participar de uma série de capacitações do Programa de Desenvolvimento de Padaria – Pão Gestão, Monica pretende abrir um espaço físico, em janeiro de 2025, e fazer a empresa crescer, agora, com a ajuda do marido.
“No próximo mês vamos começar a aplicar os ensinamentos aprendidos. Durante as capacitações, entendemos a importância de focar no marketing digital, como o Instagram e a criação do Google Meu Negócio. Queremos estruturar toda a parte de produção, perdas, organização, ficha técnica, gestão de pessoas e de negócios e as finanças. Também vamos implantar um sistema para nos ajudar no controle dos custos e dos lucros. Enfim, enxerguei que posso crescer”, afirma.
Capacitação para 50 empresas de panificação da RMBH
Com o objetivo de estimular e fortalecer o setor de panificação da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Sebrae Minas, em parceria com o Sindicato e Associação Panificação e Confeitaria de MG (Amipão) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realizou no último dia (28/11), na sede da Fiemg, o encerramento do Programa de Desenvolvimento de Padaria – ‘Pão Gestão’, com 50 negócios participantes. Voltado para micro e pequenas empresas (MPE), a iniciativa contou com uma série de capacitações presenciais e on-line sobre liderança, gestão financeira e tributária, marketing e processos.
A analista do Sebrae Minas Lorena Melo, comemora o sucesso do projeto que tem como objetivo fortalecer os pequenos negócios para que tenham melhores resultados e se tornem mais competitivos no mercado. “Ficamos bem animados com o resultado desta edição. Com a parceria das três instituições procuramos ajudar os empreendedores a desenvolver habilidades em liderança, organizar as finanças da empresa, aumentar a produtividade e as vendas. Em 2025, teremos uma nova série de capacitações para o segmento com o ‘Prepara Padaria’, que vai oferecer suporte empresarial as micro e pequenas empresas do setor de panificação”, analisa.
Sobre o Prepara Padaria: oferta.sebraemg.com.br/preparapadaria
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