Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Logotipo do Sebrae. O nome “Sebrae” em letras maiúsculas de cor azul, acompanhado de duas barras horizontais azul na parte superior e duas na parte inferior. Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN
ASN MG Atualização
Compartilhe
ASN MG Atualização
Compartilhe

Quando se matriculou no curso técnico em Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) de Itabira, no Rio Doce, Gustavo de Oliveira Braga era como tantos outros jovens recém-formados no ensino médio, em busca de um futuro profissional. Tinha em mente que a formação lhe proporcionaria conhecimento para ajudar na gestão do negócio familiar: a Ideale Lingerie. Mas os impactos em sua vida pessoal e profissional foram além do que ele esperava.

A empresa foi fundada em 1996, como uma oportunidade para os pais de Gustavo, Cida e José Geraldo, restabelecerem as finanças da família. “Meu pai teve uma empresa anterior, mas que foi à falência. Então, ele decidiu trabalhar em São Paulo. Quando voltou, optou por iniciar o negócio no setor de moda íntima”, conta. Com um molde emprestado, Cida começou a fabricar, em casa, algumas peças, enquanto José Geraldo se dedicava às vendas.

Na época, Gustavo tinha 11 anos de idade, e começou a ajudar a mãe e a irmã, Marília, na fábrica. O empreendimento ganhou força e, com o aumento da demanda, viram a oportunidade de registrar a marca, em 2014. Anos depois, em 2022, abriram a loja onde comercializam os produtos da fábrica, hoje, com oito funcionários, e também as de outras marcas.

Ao concluir o NEJ, em 2024, ele passou a atuar na gestão da empresa, aplicando ferramentas e metodologias mais modernas. “Percebi, por exemplo, a importância de encontrar pessoas comprometidas com o negócio e com o propósito do negócio, e treinei meu olhar para isso. Ainda no NEJ, conheci o Vitor Andrade, e o convidei para trabalhar na produção da Ideale. Hoje, ele atua no Polo Econômico da Mulher (PEM), um projeto voltado à capacitação de mulheres para a indústria, e continua sendo nosso parceiro, indicando pessoas para trabalhar conosco”, conta.

Planejamento e estratégia

O conhecimento adquirido durante o NEJ foi fundamental para um momento estratégico da empresa: separar as vendas de peças próprias das outras marcas.

“Éramos uma marca de fabricação própria, e percebemos que tínhamos uma capacidade muito maior de mercado. Passamos a enxergar o negócio mais estrategicamente e a planejar os próximos passos com riscos calculados”, afirma.

A atuação de Gustavo na gestão do negócio familiar reflete a transformação que a metodologia inovadora do NEJ promove na vida dos jovens. No curso, ele desenvolveu habilidades e competências essenciais para se desenvolver pessoal e profissionalmente, além de ter uma visão ampliada sobre empreendedorismo e inovação. Assim, ele conquistou a confiança necessária para transformar o modelo de negócio da sua família.

E com o olhar atento às oportunidades do mercado, o empreendedor iniciou, recentemente, um negócio próprio, voltado para a produção de peças em couro. “Precisei trocar a pulseira de um relógio e tive dificuldade em encontrar fornecedores na região que fizessem a personalização a laser. A única empresa disponível tinha um preço elevado, o que me motivou a fabricar a peça. Fiz uma pesquisa e identifiquei que há demanda para esse tipo de produto”, comenta.

Hoje, Gustavo está dedicado ao treinamento de pessoal, estratégia de marketing e na estruturação da nova empresa para fornecimento em larga escala. “Pessoalmente, o NEJ me trouxe mais maturidade e um outro olhar para a educação e os estudos”, frisa o empreendedor que está cursando o segundo período de Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira
(31) 98250-1752
[email protected]

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas