Pelo menos 1,2 mil convidados entre produtores rurais, consultores e analistas prestigiaram o evento comemorativo de 25 anos do Educampo – programa do Sebrae Minas que estimula a inteligência essencial no desenvolvimento individual e coletivo do agronegócio. As atividades ocorreram nesta quinta-feira (17/11), durante a 10ª Semana Internacional do Café (SIC), no Expominas, em Belo Horizonte.

Desde seu início, o Educampo beneficiou mais de sete mil produtores de leite e café por meio de uma rede de compartilhamento de informações, com acesso à tecnologia para favorecer o aumento da produção, a competitividade e a rentabilidade das propriedades rurais. Hoje, o programa é realizado em 363 municípios mineiros, com atuação direta em 1.320 propriedades.
O evento que marcou as mais de duas décadas do programa contou com painéis que debateram o futuro da atividade no campo, ministradas pela especialista em comportamento do consumidor Daniela Klaiman; pelo líder em Qualidade Sustentável da Nesspresso, Guilherme Amado; e o diretor de compras da Danone, Henrique Borges. No encerramento, o cantor, compositor e empresário Leo Chaves falou sobre “A grande arte de se reinventar”, e também interpretou sucessos de sua carreira musical.
Segundo a gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae Minas, Priscilla Lins, o Educampo vai buscar tendências para fortalecer ainda mais os resultados nas propriedades mineiras. “Nosso papel é apoiar os produtores para estarmos juntos, sem perder a perspectiva de futuro. Vamos buscar aprimorar constantemente nossos dados e a gestão nas fazendas, além de contribuir para que os produtores se conectem para trocar novas experiências”, afirma.

Homenagens aos produtores
A celebração dos 25 anos do Educampo teve homenagens aos produtores de leite e café, além de consultores que fizeram parte da história do programa. Por meio da iniciativa do Sebrae Minas, os agricultores aumentaram a produtividade nas fazendas e reduziram os custos na atividade, o que se traduziu em novos investimentos e crescimento do negócio.
Com três décadas de atuação, a Fazenda Ecossistema, de São Pedro da União, no Sul do estado, foi uma das propriedades que tiveram bons resultados ao participar do Educampo. Hoje, a fazenda é uma das maiores da região, com 190 hectares de terra e 505 vacas, das quais 215 produzem leite. Cada uma delas contribui com uma média de produção de 39 litros por dia. “Antes, tínhamos muitos dados, mas não sabíamos o que fazer com eles. A partir da adesão ao programa, sabemos onde acertamos e erramos, e conseguimos descobrir os pontos que devem ser melhorados. Agradecemos aos consultores por terem agregado muito conhecimento em nossa produção”, afirma o proprietário Tadeu Silva Pereira.

Da mesma forma, o cafeicultor Flávio Pena, de Manhuaçu, Região das Matas de Minas, teve êxito ao participar do programa. Hoje, sua fazenda produz uma média de 50 sacas de café em cada um dos 80 hectares de terra plantada. Em 2020 e 2021, foram gerados um total de seis mil sacas de café que foram comercializadas no mercado nacional e internacional. “É um prêmio sensacional ser homenageado entre 700 fazendas como uma das dez melhores. O Sebrae Minas nos proporcionou essa vitória. O conhecimento e as ferramentas nos permitem evoluir a cada dia. O resultado está aí. Onde tem parceria, tem continuidade”, ressalta o produtor.
Metodologia e aperfeiçoamento
Em 25 anos, o Educampo passou por aperfeiçoamentos, tornando-se um programa mais abrangente e com ferramentas cada vez mais inteligentes à disposição das propriedades de leite e café. Os canais de comunicação – site, Instagram e Whatsapp – facilitaram o contato entre produtores, consultores do Sebrae Minas e parceiros.
Nas propriedades, os especialistas treinados pela metodologia Educampo são responsáveis pelas consultorias individuais, com ferramentas gerenciais exclusivas à disposição. Além da coordenação do Sebrae Minas, o trabalho envolve a participação de associações, cooperativas ou empresas privadas, que contribuem de forma positiva para a produção no campo, por meio de cursos, palestras, oficinas e seminários de capacitação a fim de melhorar a produtividade.
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Roger Dias – (31) 99758-9476
[email protected]
