ASN MG Atualização
Compartilhe

Empresária e influenciadora Mari Maria é um dos destaques do E-Festival

Dona da marca MM MakeUp conta como transformou a sua paixão pela maquiagem em um negócio de sucesso
Por Karla Lamounier
ASN MG Atualização
Compartilhe

Aos 31 anos, Mari Maria é uma das principais influenciadoras brasileiras do ramo da beleza. Mineira de Belo Horizonte, ela ganhou destaque na internet com os seus tutoriais de maquiagem. Sua jornada no universo online começou em 2014, quando começou a conquistar seguidores com suas makes impecáveis e sardas que cobriam seu rosto, uma característica que a envergonhava na infância, mas que se tornou sua marca registrada profissionalmente.

Em 2017, ela lançou a marca Mari Maria Makeup, que hoje oferece uma linha completa de produtos, incluindo o inovador pincel de base triangular patenteado. Em 2022, Mari tornou-se a representante brasileira no ranking das 10 influenciadoras de beleza mais bem pagas do mundo, ocupando o nono lugar na lista da plataforma britânica Cosmetify. Atualmente, conta com quase 55 milhões de seguidores, somando todas as redes sociais.

A influenciadora foi uma das atrações de destaque do E-Festival 2024, o maior evento de empreendedorismo do Sebrae Minas. Em sua palestra “Você de Verdade – Case MM MakeUp”, ela compartilhou sua trajetória de transformação da paixão pela maquiagem em um negócio de sucesso. Além disso, trouxe conselhos e dicas práticas para os empreendedores, ressaltando a importância de ser fiel a si mesmo, ter autenticidade e cultivar uma comunidade engajada em torno da marca.

-

Mari Maria compartilhou sua trajetória de transformação da paixão pela maquiagem em um negócio de sucesso

-

Confira a entrevista completa de Mari Maria à Agência Sebrae de Notícias Minas Gerais (ASN-MG):

-

ASN-MG: O que motivou você a transformar sua paixão por maquiagem em um negócio de sucesso?

Mari Maria: A minha primeira motivação foi o fato de eu ser apaixonada por make desde os meus 7 anos de idade. Eu sofria bullyng na escola e vi na maquiagem uma forma de ser aceita pelos meus colegas. E quando eu cresci, comecei a mergulhar ainda mais no universo da make, e a fazer vídeos para o Youtube. Eu vi que realmente a dor que eu tinha de não ser vista pelos amigos da escola, as pessoas também sentiam por outros motivos. Foi aí que eu comecei a me conectar com as pessoas, a publicar e divulgar produtos, e então notei que havia espaço no mercado para novos desenvolvimentos. A minha marca sempre esteve muito conectada com a minha história. Acredito que essa foi uma das grandes motivações.

-

ASN: Qual foi o momento mais desafiador na sua jornada empreendedora e como você superou esse obstáculo, servindo de exemplo para empreendedores, principalmente os pequenos, que enfrentam adversidades?

Mari Maria: Eu acho que quando você é empreendedor, o desafio é diário. Nós temos que ter humildade todos os dias para aprender, nos atualizar, entender sobre o seu negócio de fato. O empreendedorismo é um universo muito grande, e você tem que ter noções de tudo, especialmente no mundo da make. Mesmo tendo uma equipe de várias pessoas que trabalham pra mim, eu preciso saber um pouco de tudo. Ser empresária e dona de uma marca é muito diferente de ser influenciadora.

-

ASN: Como você mantém a inovação e a criatividade na MM MakeUp, especialmente em um mercado tão dinâmico e competitivo?

Mari Maria: Eu acho que a inovação vem muito das fábricas. O mercado da make e da beleza é muito cíclico, então o que fazia sucesso há um tempo, hoje talvez não faça mais. Uma base de maquiagem de 10 anos atrás hoje em dia é muito mais moderna, tem muito mais tecnologia. E isso tudo vem das fábricas, que é o próprio lugar da inovação, onde tem os cientistas, os químicos, que são quem formulam esses produtos. Então eu busco estar sempre próxima das fábricas, entender os processos e ter uma visão a longo prazo do que vai funcionar e ser tendência para os próximos anos, para estarmos minimamente competitivos com o mercado internacional.

-

ASN: O que você considera que foi crucial para o crescimento da sua marca e o seu sucesso como influenciadora?

Mari Maria: Eu acredito que o timing, né? É aquela coisa de estar no momento certo, fazendo a coisa certa. Eu entrei no mercado de influenciadores bem no começo, então uma oportunidade se abriu pra mim desde cedo, e eu abracei. Todo mercado que você começa antes, e se profissionaliza, você tem maiores chances de ganhar visibilidade e se consolidar, ter reconhecimento. Acho que esse foi o grande diferencial.

-

ASN: Você, como uma das 10 influenciadoras de beleza mais bem pagas do mundo, é uma grande inspiração e influência para as mulheres, especialmente para as mais jovens, da geração Z. Quais as dicas e conselhos você dá a essas meninas que desejam, assim como você, tornarem-se influenciadoras?

Mari Maria: É o que eu converso muito com as meninas, eu sinto que elas têm muita vergonha, sabe? Eu acho que o seu propósito tem que ser muito maior que a sua vergonha. Ao longo do caminho muitas pessoas poderão te desencorajar, te questionar, mas você tem que ter sempre em mente o seu propósito e aquilo que você acredita. Fazer aquilo que você tem vontade e ser quem você deseja de verdade. Ter coragem!

-

ASN: Você tem uma forma espontânea e próxima de se relacionar com as suas seguidoras. Você acredita que esse é o segredo para atrair tantas seguidoras fiéis nas redes sociais?

Mari Maria: Com certeza. Quem me acompanha há muito tempo sabe como eu me preocupo com as minhas seguidoras. Eu sempre prezo pela verdade, por nunca esconder nada, por ser sincera em tudo que me questionam. A minha comunicação com as minhas seguidoras é baseada na verdade. Então eu consigo criar uma conexão real com elas e uma base sólida.

-

ASN: Quais dicas e conselhos você daria aos pequenos empreendedores que estão começando, especialmente no empreendedorismo digital?

Mari Maria: O primeiro passo é entender como funciona o digital, que é um universo muito grande. Então, quem quer ser empreendedor, precisa buscar aprender, se atualizar, estar próximo de pessoas que já sabem. Acredito que o segredo do sucesso de todo negócio é saber fazer relacionamentos, e além disso, criar uma boa equipe e delegar funções. Precisamos saber que não sabemos de tudo. Diferente dos jovens de hoje que já nasceram com o celular na mão, temos que saber que todo dia é preciso aprender.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Karla Lamounier
(31) 3379-9275 / 9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
[email protected]
/> mg.agenciasebrae.com.br

  • E-Festival
  • Empreendedorismo
  • Mari Maria
  • Mari Maria Makeup