ASN MG Atualização
Compartilhe

E-Festival 2025: ‘Liderança não é um cargo, é uma atitude’, diz autor de best-seller Caio Carneiro

Fundador do Vende-C participa de evento realizado em Belo Horizonte
Por Aline Reis (Stark)
ASN MG Atualização
Compartilhe

Caio Carneiro, fundador da escola Vende-C – um dos maiores negócios de vendas do país, com mais de 55 mil alunos – participou do segundo dia do E-Festival 2025, nesta quinta-feira (26/6). Em sua palestra sobre vendas e liderança, Caio reforçou a importância de líderes estimularem suas equipes a partir do desenvolvimento da ambição, da gestão de emoções e da técnica.

Nesta quinta edição do E-Festival, o autor de dois best-sellers conversou com a Agência Sebrae de Notícias (ASN-MG) sobre os desafios de empreender e liderar pessoas, as características de um bom líder e a tendência das comunidades como ferramenta para fortalecer o mercado.

Caio Carneiro, no E-Festival 2025 – Foto: Amanda Ketly

ASN-MG: Um dos maiores desafios para os empreendedores é liderar pessoas. Qual o primeiro passo para construir um time forte, que bate meta e se mantém engajado?

Caio Carneiro: Primeiro, é importante entender que liderar é levar a pessoa a um lugar que sozinha ela não conseguiria. E para você conseguir fazer isso com maestria, tem que entender os sonhos e o alinhamento de expectativa, que é muito importante. Quando isso está descalibrado com a realidade, surge muita frustração. Então, vejo que um bom líder é aquele que gerencia a expectativa, é aquela pessoa que sabe o sonho do seu liderado, qual é o objetivo de vida dele, porque o objetivo do líder é colocar a pessoa num caminho que esteja alinhado com o seu objetivo de vida. Caso contrário, ela poder perder o engajamento e a motivação.

A nossa motivação vai embora quando percebemos que estamos numa estrada que não faz sentido pra gente. O líder é esse grande maestro que equaliza esses temperos. Estou recrutando pessoas com inspirações semelhantes? Recrutar alguém que quer uma coisa divergente da sua prejudica o engajamento do time. Uma boa formação de time começa no recrutamento e seleção. O líder tem que ter essa responsabilidade.

ASN-MG: Você é vendedor, convive com vendedores e apresenta um podcast em que eles falam sobre como fizeram para chegar lá. Para você, qual o comportamento que esses vendedores têm em comum para chegar ao sucesso?

Caio Carneiro: São pessoas que lideram pelo exemplo, que possuem admiração dos seus liderados. E a admiração vem porque a pessoa é um exemplo. Eu sempre tive a filosofia de que eu tenho que ser o vendedor que eu gostaria de ter. Eu tenho que ser o vendedor que eu gostaria de liderar. Porque se eu não sou a pessoa que eu gostaria de liderar, eu não vou conseguir formar alguém num comportamento, numa capacidade que eu nem desenvolvi em mim ainda. Então eu acredito muito que o exemplo é o que torna uma pessoa de destaque. Meu avô falava o seguinte: “Filho, o exemplo não é a melhor forma de ensinar, é a única”.

ASN-MG: A gente costuma escutar que a vida do empreendedor é solitária. Mas tem aumentado o número de comunidades, clubes e redes que ajudam esses empresários a trocarem experiências e até mesmo se fortalecerem. Qual o impacto desses movimentos para o crescimento de um negócio e até mesmo de um determinado mercado?

Caio Carneiro: Dentro da pergunta já tem uma pista. Realmente, os ambientes estão sendo cada vez mais buscados por empreendedores, porque realmente é desafiador. No começo você não tem com quem trocar, não tem com quem conversar, não tem com quem você dividir, não tem ninguém para mostrar um caminho. E, geralmente, quem é o grande professor do empresário é um pouco mais maduro. Aquele empresário que às vezes já subiu alguns níveis a mais do que um outro que está vindo, e por isso pode instruí-lo.

Também chega um determinado momento da vida que fica difícil fazer amigos. Seus amigos de escola ou de infância escolheram outro caminho. O empreendedor é uma pessoa que está respirando inovação e diferenciação. Ela quer fazer diferente, quer romper limites, crescer. E tem dificuldade de encontrar os seus pares. Eu vejo que esses ambientes vão ser uma tendência e que só vão aumentar, porque sanam uma das maiores dores de quem empreende.

ASN-MG: O empreendedor não é ‘apenas a empresa’. Ele tem que cuidar da família, da saúde, da espiritualidade. Como conciliar os desafios da empresa com a vida pessoal? Dá para equilibrar ou o desequilíbrio é algo que ele vai precisar aprender a conviver?

Caio Carneiro: O que eu acredito e isso não é uma verdade universal, é que não existe equilíbrio. Existem bons acordos com você e com quem se ama. Isso até gera uma ansiedade em muitas pessoas. Vai ter alguns momentos na sua vida que o seu negócio vai pedir um pouco mais. O equilíbrio realmente vem em bons acordos, com quem você ama, com você, com Deus. Acredito que nenhum sucesso no trabalho justifica o insucesso na família ou na saúde. Às vezes tem que ter algumas conversas. E uma coisa que todo empreendedor tem que entender é que a família dele é o time mais importante que ele tem.

ASN-MG: Para encerrar, a gente fala muito em chegar ao sucesso. Como você entende o sucesso?

Caio Carneiro: Para mim, sucesso tem a ver com progresso. Hoje o que me anima sempre é a percepção que estou melhor, que estou crescendo. Uma vez eu vi uma frase que é: “O sucesso contínuo é a capacidade constante de renovar o seu próprio propósito”. Por isso, você tem que pensar constantemente em qual é o teu sonho. Porque empreender sem essa clareza é muito ruim. E obviamente, quanto mais você consegue tangibilizar e ter uma clareza real da diferença que você faz, você vai ganhando mais poder, das vidas que você toca, por meio do negócio que você tem, das pessoas que você emprega. Então, eu não acredito que sucesso é um lugar. Eu acredito que a busca do sucesso, do progresso, é um estilo de vida.

Foto: Amanda Ketly

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Aline Reis (Stark)
(31) 99934-0658
[email protected]

  • caiocarneiro
  • E-Festival
  • E-Festival 2025
  • efestival