ASN MG Atualização
Compartilhe

Duas décadas de crescimento: Polo de moda íntima de Vargem Grande se fortalece e impulsiona negócios locais

Atuação do Sebrae Minas com empreendedores começou em 2005. Micro e pequenas empresas são atendidas por meio do programa Integra Moda
Por Roger Dias
ASN MG Atualização
Compartilhe

Localizado a 450 quilômetros de Belo Horizonte, o distrito de Vargem Grande, que fica no município de São João do Manteninha, respira moda íntima. A produção local de lingeries desempenha um papel crucial no local, que conta com cerca de 2,5 mil habitantes, e as fábricas correspondem a 90% das empresas locais. Juntas, essas empresas têm a capacidade de produzir 1 milhão de peças por mês, movimentando uma receita de R$ 4 milhões no período.

A expansão do polo ganhou impulso a partir de 2005, com as primeiras iniciativas do Sebrae Minas voltadas aos empresários. Inicialmente, 14 pequenas indústrias se concentram nas vendas por meio de representantes. A partir desse momento, a instituição começou sua atuação na preparação dos pequenos negócios por meio de treinamentos em áreas como gestão de negócios, atendimento ao consumidor, otimização da produção, capacitação financeira e gerencial, aprimoramento do layout fabril e dentre tantas outras temáticas.

Confira um pouco do trabalho do Sebrae Minas feito em São João do Manteninha

O esforço do Sebrae Minas e dos empresários locais para impulsionar o associativismo e o cooperativismo resultou na fundação da Associação dos Empreendedores de Confecções, Indústrias e Comércios de São João do Manteninha e Região (Assecon). Esse conjunto de iniciativas transformou a realidade local, em um cenário que continua em crescimento. Hoje, o distrito abriga mais de 40 fábricas de moda íntima formalmente registradas, todas com estabelecimentos próprios, atraindo clientes de Minas Gerais e de outras regiões do país.

O Sebrae Minas também implementou o Programa de Alavancagem Tecnológica (PAT), que contribuiu para que os empreendedores pudessem montar suas células de produção. Com isso, muitos chegaram a aumentar a produtividade em 45%.

A Sunshine foi uma das empresas que receberam apoio do Sebrae Minas, por meio do programa Integra Moda. O negócio começou suas atividades no atual formato há nove anos em Vargem Grande, com foco na mulher moderna: ela produz modelos de lingeries para o dia a dia, sem perder a essência da mineiridade.

Ao participar da iniciativa do Sebrae Minas, a Sunshine recebeu consultorias de gestão, presença digital, posicionamento de marca e acesso a mercado, além de ter participado de duas edições do Integra Moda negócios. “Trazemos a lingerie para o dia a dia na rotina da mulher para que ela se sinta confortável, segura e mais bela. Sabemos que estamos crescendo no mercado graças ao nosso trabalho de qualidade”, afirma o gerente da Sunshine, Igor Emanuel.

Atualmente, a empresa conta com 25 funcionários e tem como potenciais clientes lojistas de todo o país e outros vendedores autônomos. Desde que começou a participar das ações do Sebrae Minas, o negócio atingiu diversos resultados positivos.

·       Aumento de 15% no faturamento da empresa

·       Abriu mercados em novos estados, como Amazonas, Paraná e Rondônia

·       Ampliação das vendas nos demais estados, como Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo

·       Abriu um centro de distribuição de mercadorias em São Paulo

·       Aumento da presença no e-commerce

Igor Emanuel se mostra satisfeito com o salto no crescimento da empresa. “Depois que começamos a participar das consultorias e cursos do Sebrae, tivemos uma virada de chave muito grande na empresa. Temos como objetivo aumentar a margem de lucro dos nossos produtos no futuro”, afirma.

A iniciativa do Sebrae Minas se baseia na conexão entre regionais, polos, arranjos produtivos e conhecimentos técnicos, por meio de programas específicos voltados para diversas categorias do setor, fomentando as potencialidades locais.

“O mercado de moda íntima impulsiona a economia local e amplia a representatividade de Vargem Grande como um centro de destaque no setor. Por meio do Integra Moda, oferecemos soluções eficientes e direcionadas às empresas, com o apoio de especialistas e iniciativas qualificadas, atendendo às demandas dos empreendedores do ramo e estimulando a exploração de novos mercados, com a presença em eventos que possibilitam novas oportunidades comerciais”, destaca a analista do Sebrae Minas Raquel Canaan.

Pioneirismo de Ilza Maria

Uma das pioneiras no desenvolvimento do polo de moda íntima foi empreendedora a Ilza Maria de Mendonça. Vinda de uma família humilde, ela aprendeu a costurar desde cedo para contribuir com as despesas de casa. Aos 13 anos, já finalizava suas primeiras peças, e, sete anos depois, viajava até Vitória, capital do Espírito Santo, em busca de tecidos para confeccionar vestidos de batizado. Apesar da simplicidade, suas criações chegavam até Belo Horizonte.

Durante uma dessas idas à capital mineira, Ilza reencontrou sua irmã Ideci, que a apresentou a uma costureira experiente. Do início desafiador, quando conseguia confeccionar apenas 30 calcinhas por dia, até a conquista da primeira máquina elétrica de overlock, foram quatro anos de trabalho. E, em 1985, veio a grande virada: Ilza inaugurou sua própria confecção. ela fundou a Meury Kiss e despertou o distrito de Vargem Grande para a nova vocação econômica.

“Posso dizer que aprendi na tentativa e erro, à medida que novas demandas surgiam. ‘Ah, Ilza, preciso de camisola’. Eu não tinha mão de obra qualificada, então minhas irmãs, filhas, vizinhos e sobrinhos foram aprendendo. O negócio cresceu, as pessoas foram abrindo suas próprias fábricas e aquele impulso se transformou neste polo grandioso”, conta.

Integra Moda

Para fortalecer os pequenos negócios do segmento, o programa Integra Moda foi desenvolvido pela instituição para consolidar Minas Gerais como “Estado da Moda” e como uma das principais rotas de comércio desse mercado no país. A iniciativa também inclui promoção de eventos, ações e programas direcionados a diversos segmentos do setor, respeitando e ativando as vocações locais por meio da inteligência de dados.

No ano passado, o Sebrae Minas atuou em mais de 9 mil horas de consultorias com as micro e pequenas empresas da moda. A iniciativa resultou em um aumento médio de 52% de faturamento dos negócios atendidos.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379-9139 / 9276 / 9278

(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

imprensa@sebraemg.com.br

  • Manteninha
  • Moda
  • polo íntimo
  • sebrae minas
  • Vargem Grande