ASN MG
Compartilhe

Doze pequenos negócios de Uberlândia lançam suas próprias franquias

Empreendedores participaram do programa Minas Franquia, do Sebrae Minas. Ciclo de 2025 será lançado na cidade na próxima terça-feira (11/03)
Por Vanessa Braga (Stark)
ASN MG
Compartilhe

O setor de franquias faturou R$ 273 bilhões em 2024 e cresceu 13,5% em relação ao último ano, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Uberlândia desponta como o sexto município do país (o primeiro de Minas Gerais) em que o faturamento mais cresceu no primeiro trimestre do ano passado, à frente de 12 capitais (entre elas Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro).

De olho nesse mercado, 12 empresas de Uberlândia estão lançando as suas próprias franquias. Os empreendimentos participaram do programa Minas Franquia, em uma parceria entre o Sebrae Minas e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) que oferece consultoria e acompanhamento para pequenos negócios que buscam expandir sua atuação no mercado por meio do modelo de franquias. Os empreendedores vão receber o Manual Técnico Operacional do Franqueador, que servirá como guia da empresa para replicar a marca e conquistar outros mercados.

Micro e pequenas empresas da região do Triângulo Mineiro, que também desejam se tornar franqueadas, poderão participar gratuitamente da palestra “Os passos para transformar o seu negócio em uma franquia de sucesso”, que acontece em 11 de março, em Uberlândia. As inscrições para a palestra podem ser feitas pelo site.

Expectativa de crescimento

Proprietário da Mamadi Corretora de Seguros, em Uberlândia, o empreendedor Anilton José Moreira acredita que o negócio tem potencial para se tornar uma franqueadora. Ele participou do programa Minas Franquia e, no próximo dia 11, vai receber o Manual Técnico Operacional do Franqueador. “O programa foi fundamental para entendermos os passos necessários para transformar a empresa em uma franquia de sucesso. Acreditamos no potencial de expansão para levar nossa expertise para outros mercados e, com o apoio do Sebrae Minas, vamos replicar nosso sucesso no mercado local para outras regiões”, destaca.

Na região do Vale do Aço, Luciano Amaral Perio, proprietário de clínica veterinária há mais de 17 anos em Ipatinga, fundou, ao lado dos sócios, o primeiro Hospital Veterinário Popular em 2023. Em pouco tempo, eles tinham quatro lojas em funcionamento e perceberam o potencial do negócio para se tornar uma franquia. Apoiados pelo programa Minas Franquia, desenvolveram o modelo de negócio, escolheram o local, projeto arquitetônico e layout da clínica. Ainda tiveram ajuda para o sistema operacional e treinamento de equipe.

“Começamos a divulgar o nosso modelo de franquia em novembro de 2024 e, no fim do ano, inauguramos a nossa primeira unidade franqueada. Nesse mês, vamos inaugurar a segunda e já vendemos outras cinco unidades que começarão a funcionar ao longo do ano. Sem o Minas Franquia não conseguiríamos dar esse passo tão grande,” explica.

Marcas em expansão

O objetivo do Minas Franquia é estruturar melhor o setor no estado, disseminar e ampliar o acesso às informações e dar suporte aos empreendedores que desejam expandir seus negócios pelo sistema de franchising. O projeto oferece ao empresário cerca de 200 horas de consultoria e treinamento para a estruturação de processos e documentos como o estudo de viabilidade econômica do negócio; circular de oferta da franquia: um documento obrigatório, com todo o descritivo do que é a franquia, forma de operacionalização, e modelo padrão de contrato de franquia.

“O programa é uma excelente oportunidade para micro e pequenas empresas que desejam expandir seus negócios de forma estruturada e profissional. A demanda por franquias tem crescido de forma significativa, e o Sebrae Minas é um parceiro fundamental para preparar os empreendedores para esse novo desafio. Acreditamos que, com a metodologia aplicada, os empresários conseguem replicar suas operações, e garantir a qualidade e a sustentabilidade do crescimento no mercado”, destaca o analista do Sebrae Minas Elder Lima.

Quem pode se tornar um franqueador?

Tornar-se um franqueador é uma forma de expandir um negócio com o apoio de empreendedores que acreditam no seu modelo. Para dar esse passo, é importante que o empresário esteja preparado para assumir a responsabilidade de repassar seu modelo de negócios. Veja os requisitos essenciais para se tornar um franqueador:

· Modelo de negócio comprovado: A empresa precisa ter no mínimo dois anos de funcionamento, com um modelo de negócio que tenha se mostrado bem-sucedido e replicável.

· Documentação adequada: é necessário possuir o registro da marca no INPI e estar em dia com as obrigações fiscais

· Disposição para compartilhar conhecimento: O franqueador deve ter um perfil colaborativo e estar disposto a transferir seu know-how e experiência para os franqueados.

-

Serviço

Lançamento programa Minas Franquia 2025

Data: 11/03

Local: Sebrae Minas – R. Izaú Rangel de Mendonça, 20

Inscrições gratuitas pelo site: loja.sebraemg.com.br

Informações: (34) 3216-2581

-

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo

Vanessa Braga (Stark)

(34) 99903 8603

[email protected]

  • Minas Franquia
  • sebrae minas
  • Uberlândia