ASN MG
Compartilhe

Donos de bares e restaurantes de Montes Claros conhecem a diversidade gastronômica de Belém

Com o apoio do Sebrae Minas, participantes do programa Prepara Gastronomia experimentaram sabores e aromas da capital paraense
Por Cida Santana (Stark)
ASN MG
Compartilhe

Dezessete empreendedores de Montes Claros, no Norte do estado, participam de uma missão técnica em Belém (PA), nesta semana, para conhecer a diversidade da culinária paraense. A iniciativa do Sebrae Minas é uma das ações do programa Prepara Gastronomia, realizado com donos de bares e restaurantes da cidade. No roteiro, estão visitas a bares, restaurantes e ao tradicional Mercado Ver-o-Peso, um dos maiores e mais antigos mercados ao ar livre da América Latina, considerado o coração da gastronomia da capital do Pará.

A cidade de Belém foi escolhida para a visita técnica em função de sua culinária influenciada pelas culturas indígena, africana e portuguesa, com ingredientes nativos, como tucupi, jambu e açaí. Nos últimos anos, Belém tem se consolidado como um polo gastronômico de destaque internacional, com restaurantes que combinam técnicas culinárias modernas com ingredientes tradicionais da Amazônia. A cidade foi reconhecida pela Unesco com o título de “Cidade Criativa da Gastronomia” e, em 2018, pelo jornal The New York Times, como destino emergente da gastronomia mundial.

“Essa é uma oportunidade enriquecedora para os profissionais da gastronomia do Norte de Minas. A experiência proporcionada por essa imersão permitirá que os empresários explorem formas de valorizar e promover os ingredientes e pratos típicos da nossa região, como o pequi, o requeijão moreno, a carne de sol, as castanhas nativas e tantos outros”, enfatiza o analista do Sebrae Minas Mateus Santos.

O proprietário do Bendita Espetaria, Frederico Guilherme Pereira, é um dos integrantes da missão e destaca a vivência e a valorização de ingredientes regionais. \”Aprendemos que o uso desses ingredientes enriquece a gastronomia local e desperta a curiosidade dos turistas. No Norte de Minas também podemos adotar essa boa prática, pois temos um Cerrado rico, que permite aproveitar a diversidade deste bioma”, enfatiza.

Além da variedade de pratos, os drinks com frutas locais chamaram a atenção da empresária Viviane de Souza, do Deck Bar. \”Estou conhecendo novas receitas de drinks, e formatos de promoções para atrair os clientes e irei adotá-los no meu negócio”, ressalta.

Roteiro

Mercado Ver-o-Peso

Visita guiada por chefe de cozinha para demonstrar como é feita a valorização dos alimentos locais, a importância destes produtos típicos para a cultura e economia da região, a identidade culinária regional e sua construção.

Sorveteria Gelateria Damazônia

Apresentação de técnicas de valorização dos produtos regionais e como esse processo influencia no fortalecimento da marca. A sorveteria tem foco no desenvolvimento de sorvetes com sabores regionais.

Ilha do Combu

O grupo conhece a Rota do Chocolate do Combu, desenvolvida pelo Sebrae PA, em parceria com a Kairé Experiências. É uma imersão na cultura do chocolate nativo do Pará, demonstrando como é feita a valorização dos produtos nativos no desenvolvimento de doces e chocolates.

Restaurante Famiglia Sicília

Os empreendedores conhecem uma ideia de negócio inovadora que utiliza princípios e técnicas da cozinha italiana, com uso de produtos típicos da região amazônica. Esse restaurante foi finalista do concurso Gastronomic Made in Italy, com o prato ravióli de maniçoba, mesclando a cultura italiana com a belenense.

Restaurante Point do Açaí

Tradicional restaurante de Belém do Pará que mantém em seu cardápio as comidas típicas regionais, com foco nas combinações com açaí. Devido à forte caracterização regional, o restaurante se tornou referência gastronômica, sendo citado em músicas e reportagens como ponto turístico da cidade de Belém do Pará.

Muamba Bar

Visita guiada pelo chef alquimista Yvens Penna, que colocou o bar entre os 100 melhores do Brasil, segundo a Revista Exame, em 2023, por meio de receitas autorais com produtos nativos, como chicória, urucum e cumaru.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Norte

Cida Santana (Stark)

(38) 99927 1615

[email protected]

  • missão
  • montes claros
  • Prepara Gastronomia