ASN MG Atualização
Compartilhe

Dia do Artesão: Sebrae Minas fortalece e valoriza trabalho de profissionais de Valadares

Pelo menos sete mil pequenos negócios possuem atividades ligadas à fabricação artesanal de produtos diversos na cidade do Rio Doce
Por Fernanda Pereira (Stark)
ASN MG Atualização
Compartilhe

A diversidade cultural e a riqueza de matérias-primas fazem do artesanato mineiro um dos mais apreciados do Brasil. A atividade envolve cerca de 8,5 milhões de pessoas em todo o país e movimenta aproximadamente R$ 100 bilhões por ano, contribuindo para a economia de seis em cada dez municípios do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Governador Valadares, cerca de sete mil pequenos negócios possuem atividades ligadas à fabricação artesanal de produtos diversos. O Sebrae Minas tem sido grande incentivador do artesanato mineiro, seja ao revelar a força dos territórios e suas referências culturais que tanto humanizam e diferenciam os produtos locais, seja apoiando empreendedores na valorização e difusão de seus trabalhos.

Cerâmica e porcelana

O artesão Sebastião Pimenta, de Governador Valadares, iniciou sua trajetória nas artes ainda aos 16 anos, com pinturas e desenhos. Após trabalhar na indústria têxtil, criando estampas e padronagens para tecidos, e lecionar educação artística em escolas e universidades, em 2021, ele inaugurou o atelier que leva seu nome. No local, cria e expõe as peças em argila e porcelana, tendo como referência as artes tradicionais orientais de modelagem e decoração, que lhe renderam premiações e participações em eventos nacionais e internacionais, além do reconhecimento como artista e artesão “das artes e do fogo”.

Sebastião Pimenta começou a trabalhar como artesão aos 16 anos

Hoje, referência nacional em pesquisas e estudos sobre a modelagem em porcelana, o Atelier Sebastião Pimenta também funciona como escola e incubadora para novos talentos. Além das aulas regulares, oferece programas de residência artística para ceramistas e designers de outras cidades. Para ele, o principal desafio em trabalhar com artesanato, no Brasil, é a falta apoio. “Na contramão disso, o Sebrae é um grande incentivador ao abrir espaço em eventos e promover projetos que ajudam na visibilidade e valorização do nosso trabalho”, afirma.

Em 2023, Pimenta foi um dos selecionados do programa Top 100 do Sebrae, que o levou a participar da exposição ‘Joias da Mineiridade’. “Foi a oportunidade de mostrar e comercializar nossos produtos para um grande número de pessoas, firmar parcerias com outros artesãos e lojistas do setor”, diz. Ele também já expôs seu trabalho no espaço Origem Minas, no qual o Sebrae leva, anualmente, o artesanato, a história, a tradição, as crenças e a cultura mineira para a Feira Nacional de Artesanato que, em 2024, chegou à sua 35ª edição.

Mosaicos

No artesanato, cada obra é única e original, com seu próprio valor simbólico e cultural. A partir desse entendimento, a artesã Simone Lobo passou a aprimorar seu trabalho que teve início de forma intuitiva e autodidata, decorando com mosaico as paredes do refeitório e do playground de uma escola infantil. Ela buscou conhecer novas técnicas para desenvolver peças mais harmônicas e autorais, que vem conquistando cada vez mais clientes no segmento de decoração e design de interiores.

Simone Lobo (D) levou prêmio da 4ª Bienal das Artes do Vale do Rio Doce, em Valadares

O cuidado com o encaixe perfeito e com a finalização de cada peça resultam em um produto de excelência que, hoje, ela comercializa em seu atelier, a pronta entrega ou sob encomenda. “Ser valorizada pelo trabalho que faço é um desafio, pois demandam cuidado, são raros, mas poucos valorizam”, diz. Em 2024, ela participou da 4ª Bienal das Artes do Vale do Rio Doce, promovida pela Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares e conquistou o 1º lugar na categoria Artesanato e suas Vertentes, com a obra “Minha doce Açucareira”.

Apoiada pelo Sebrae, ela vem participando de cursos, consultorias, projetos e feiras, como a Feira Nacional de Artesanato, em que esteve presente no espaço Origem Minas. “Foi uma experiência muito enriquecedora, que ampliou a visibilidade dos meus mosaicos. Ser amparada por uma entidade reconhecida e que nos atende de forma humanizada ajuda a fortalecer meu negócio e a valorizar minhas peças. O Sebrae, sem dúvida, foi a melhor parceria que já fiz”, afirma.

Dia do Artesão

Comemorado em 19 de março, o Dia do Artesão será celebrado com uma programação especial na sede do Sebrae Minas, que realizará a 8ª Semana do Artesão, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE). O evento contará com a palestra “A força do produto original: da criação ao mercado”, ministrada pela renomada designer e articuladora social Paula Dib, às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Durante o evento, serão entregues as Carteiras Nacionais do Artesão (SICAB) para artesãos de Belo Horizonte e Região Metropolitana que já concluíram o processo, reforçando o reconhecimento e a valorização da atividade artesanal no estado. A ação conta com o apoio do Centro de Artesanato Mineiro, da Federação do Artesão Mineiro e da Federação das Associações de Artesanato Mineiro.

-

Serviço

Palestra “A força do produto original: da criação ao mercado”

Data: 19 de março

Horário: 19h

Local: Auditório do Sebrae Minas (Av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada – BH)

Inscrições: Loja do Sebrae Evento gratuito

-

Programação 8ª Semana do Artesão

19 de março (quarta-feira) – Palestra “A força do produto original: da criação ao mercado” e Entrega das Carteiras SICAB, em Belo Horizonte/MG

20 de março (quinta-feira) – Lançamento do Catálogo da Exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha”, Rio de Janeiro/RJ Endereço: CRAB – Praça Tiradentes, 69, Centro Horário: 16h Evento fechado para convidados

21 de março (sexta-feira) – Oficina “Pintura de agulhas/pontos básicos para iniciantes em bordados”, com as artesãs Maria de Lourdes Rosa e Alice Espeschit, em Bom Despacho/MG

Endereço: Biblioteca Municipal – Rua Cel. Tininho, 40, Centro

Horário: 9h às 17h

Inscrições: (37) 3520-1408, das 9h às 16h, ou cultura@pmbd.mg.gov.br

Vagas limitadas

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço

Fernanda Pereira (31) 98250-1752

fernanda.stark@sebraemg.com.br

  • Artesanato
  • dia do artesão
  • sebrae minas
  • Valadares