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Cultura Empreendedora potencializa ações de escola pública estadual em Sarzedo

Projeto do Sebrae Minas tem resultados significativos com estudantes do Ensino Fundamental e Médio
Por Da Redação
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A Escola Estadual Professora Nilza Gomes Bergman, situada no município de Sarzedo, Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem colhido frutos das práticas inovadoras em gestão escolar e pedagógica adotadas em 2022 e 2023. A escola conta, hoje, com projetos voltados para a iniciação científica, mercado de trabalho, empreendedorismo, jornal impresso e horta comunitária, além das parcerias com a comunidade e empresas da região.

Desde a sua inauguração, em março de 2017, a escola já adota uma cultura inovadora e uma visão humanitária de ensino. E, no ano passado, em parceria com o Sebrae Minas, a instituição passou a contar com o suporte de um Agente Local de Inovação (ALI) em Educação Empreendedora, que tem como objetivo o desenvolvimento de competências que promovem, nos estudantes e profissionais da educação, a mobilização de saberes, habilidades e atitudes, diante de uma situação ativa real para transformação da sua realidade, preparando-o para alcançar os seus objetivos de vida.

“Aplicamos a metodologia do Projeto ALI Educação Empreendedora, realizado pelo Sebrae, e proporcionamos ações customizadas de acordo com a realidade de cada escola. A instituição aderiu ao programa no final do ano de 2022. Foram desenvolvidas ações vinculadas ao Projeto de Vida e Itinerário Mundo do Trabalho, em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor de Sarzedo, Procon e outras instituições/empresas”, ressalta a agente de inovação do Sebrae Minas da microrregião de Contagem Mayumi Sallum.

Ela explica que durante as atividades da jornada, há uma etapa inicial de diagnósticos com utilização de ferramentas construídas pelo Sebrae como o Diagnóstico de Inovação e o Radar da Educação Empreendedora. Além disso, aplica-se também o instrumento delimitado como SWOT para traçar as oportunidades e as ameaças, além das forças e as fraquezas da escola. A força da escola, por exemplo, é o engajamento dos educadores, além da forte atuação da gestão escolar e pedagógica dentro e fora dos muros da escola.

“Como os alunos ainda tinham dúvidas quanto à escolha da carreira, trabalhamos a temática projeto de vida e mundo do trabalho, e realizamos oficinas voltadas para a temática de propósito, sonhos, elaboração de currículo, comportamento em entrevista e marketing pessoal. E para proporcionar opções para complementar a escolha da atividade profissional, foi realizada parceria com a professora Maria José, em nome da Universidade Cruzeiro do Sul, para realização de teste vocacional aos estudantes. São os parceiros locais que vão fazer a diferença no futuro da escola”, avalia.

Potencial para além do ensino

A Escola Estadual Professora Nilza Gomes Bergman possui 1.575 estudantes divididos em turmas do sexto ano ao ensino médio, e uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O primeiro projeto iniciado foi a construção da horta que, segundo a supervisora pedagógica e especialista em educação básica Sônia Gomes, foi idealizada após a pandemia. A iniciativa foi pensada para diminuir os registros de crise de ansiedade por meio de atividades ao ar livre e o contato com a natureza.

“Com a ajuda dos pais e empresas parcerias da região, a escola conta com “espaços verdes”, destinados aos animais, frutas e plantas. Também iremos implementar o projeto da sala de aula ao ar livre, a mesma já encontra-se construída. E, além dos pássaros e dos peixes que já integram o ambiente da escola, estamos com o projeto de criar um borboletário”, explica Sônia.

Outro projeto especial é o Jornal Bergman, lançado oficialmente na Câmara Municipal. Criado no ano passado, para homenagear a professora que dá nome a escola, a publicação promove o resgate da cultura local com assuntos da cidade, projetos para a terceira idade, teatro, gastronomia e religião. São 18 alunos colaboradores, com impressão semestral, e distribuição gratuita para a comunidade.

A pesquisa científica também tem espaço na escola. Atualmente, há cinco grupos ativos, e um deles busca identificar as emoções dos estudantes da escola a partir dos emojis mais usados nos smartphones pessoais. O grupo de pesquisa vai realizar o levantamento, por meio dessa ferramenta, das emoções mais reproduzidas pelos estudantes em suas conversas. O resultado da pesquisa está previsto para ser divulgado ainda neste ano.

Foto: Divulgação

Estímulo ao perfil empreendedor

A temática empreendedorismo também é trabalhada na instituição. As aulas já acontecem desde o ano passado. Em uma das atividades, os estudantes criaram uma empresa fictícia utilizando o marketing digital como ferramenta primordial. Mercado imobiliário, floricultura e construção de casas sustentáveis foram algumas áreas escolhidas. Seria premiada a turma que conseguisse captar mais clientes. “A ideia é mostrar para eles que o digital é uma excelente ferramenta para impulsionar os negócios. Essas atividades ajudam a desenvolver o senso de responsabilidade dos estudantes”, destaca a supervisora.

Há, ainda, um projeto de intercâmbio com os alunos. A ideia é trabalhar em parceria com algumas empresas que já fazem este tipo de ação, por um período de um ano. O jovem ganha uma bolsa de estudos com a finalidade de trazer para o país de origem as experiências e conhecimentos adquiridos nesse período. “É algo que desejamos muito para os alunos. Qual estudante de Sarzedo tem a oportunidade de conhecer outro país?”, destaca.

Mais educação empreendedora na região

Para cada escola, há um plano de ação específico feito pelo Agente Local de Inovação. Neste último ciclo, o programa foi aplicado em quinze escolas da região metropolitana de Belo Horizonte, sendo três escolas estaduais. Agora, serão atendidas oito escolas municipais no município de Sarzedo. “Uma das atividades é trabalhar a adoção dos “5 Rs”: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar – voltados para a conscientização ambiental, e estimular a importância da educação financeira. O plano também busca fomentar a aproximação dos parceiros, em especial a Secretaria Municipal de Educação e a Salas Mineiras do Empreendedor dos municípios ”, reforça a agente.

O trabalho da agente nas escolas da Região das Indústrias já promoveu outras ações, como: palestra sobre o Programa Menor Aprendiz; palestra sobre educação financeira; oficina canvasmodelo de negócios; e interação com instituições de ensino técnico e superior; e palestra on-line sobre metodologias ativas.

Mais informações do ALI Educação Empreendedora, na região das Indústrias:
Agência de Atendimento do Sebrae Minas em Contagem – Av. José Faria da Rocha, 1849 – Eldorado / telefone (31) 3392-7630.

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