Há mais de quatro décadas, o nome de Hans Donner, atualmente com 77 anos, continua sendo sinônimo de inovação no design. Responsável pela criação de aberturas e vinhetas que fizeram parte da história de uma geração, o alemão, que morou na Áustria e escolheu o Brasil para viver, tornou-se um dos mais respeitados e influentes designers do mundo. O “Mago das Vinhetas”, como ficou conhecido, foi um dos palestrantes da sexta edição do Reload, em Montes Claros.
No evento, ele contou sua história, sua chegada ao Brasil e como transformou a marca da Rede Globo em uma das mais conhecidas do mundo. Ele também deu dicas importantes sobre a importância do design para o sucesso dos negócios.
Confira a entrevista exclusiva para a Agência Sebrae de Notícias (ASN-MG).
ASN-MG: Você considera que o seu trabalho foi uma das grandes inovações da década 1980 e 1990?
Hans Donner: Bom, eles (a imprensa) dizem que eu fui uma das figuras mais inovadoras em termos de comunicação pessoal e visual durante esse período. Isso foi conquistado com muito trabalho, carinho e dedicação.
ASN-MG: Você considera que a marca de uma empresa é fundamental para o sucesso do negócio?
H.D.: É mais do que fundamental. Qualquer negócio, seja ele pequeno ou grande, precisa saber mostrar e embalar o produto que será a cara da empresa. O design é vital e as pessoas precisam entender a diferença que faz. A Globo, por exemplo, se tornou umas das marcas mais conhecidas do mundo porque reconheceu essa importância e, se não fosse pela marca forte que nós criamos, isso talvez não teria acontecido.
ASN-MG: Como criador da marca de uma das maiores redes de televisão do mundo, qual dica você daria para quem vai criar a identidade do seu empreendimento?
H.D.: Criar o design com cuidado e, especialmente, com muito carinho. A Apple é um exemplo de criação com essa característica. Steve Jobs era apaixonado por design e, provavelmente, se não tivesse todo esse cuidado, não teria se tornado essa grande marca global, conhecida, reconhecida e desejada. Outro exemplo é a própria Globo. A emissora tinha uma programação brilhante, mas não um design atrativo. E como ela iria mostrar seu potencial para todo o Brasil e o mundo? Foi aí que entrei para mudar essa realidade.
ASN-MG: E com a inteligência artificial cada vez mais presente, qual o papel do designer?
H.D.: O papel sempre é o de buscar a originalidade. Recentemente testei um projeto. A Inteligência Artificial não conseguiu fazer o que eu tinha na cabeça porque ela não sentiu o que eu pensei. Ela vai fazer e, pode fazer, até melhor. Mas descobrir o conceito por trás da ideia, não vai conseguir. Acredito que nós, seres humanos, ainda estamos um pouquinho à frente da tecnologia mais avançada do mundo.
ASN-MG: Como você mantem a sua criatividade diante dessa nova realidade?
H.D.: Eu não me preocupo em competir com a IA. Me preocupo em fazer todo dia o meu melhor. Em todas os trabalhos que eu fiz e faço, vai estar escrito que é uma obra do Hans Donner. Essa é minha maneira de enxergar a natureza e transformar a simplicidade em produtos.
ASN-MG: Como foi para você participar de um evento em que boa parte do púbico ainda era muito jovem quando você já era considerado um fenômeno do design?
H.D.: Foi uma oportunidade maravilhosa poder encontrar essas pessoas. O retorno que recebi, ver o carinho e sentir a energia das pessoas me fez muito bem. Como eu fiz parte desse universo da Globo, parecia que eu era uma pessoa intocável, mas eu sou muito simples. Temos que ter gratidão e humildade. Isso eu herdei da minha mãe, que sempre me ensinou que a gente pode ser a pessoa mais famosa do mundo, mas temos que ser humildes e tratar a todos com carinho e respeito.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Norte
Cida Santana (Stark)
(38) 99927-1615

