Vinte empresários do setor de bares e restaurantes de Montes Claros que integram o Prepara Gastronomia— iniciativa do Sebrae Minas voltada à capacitação de empreendedores da alimentação fora do lar — participaram, na noite desta segunda-feira (24/11), de uma Cozinha Show realizada no Mania Gourmet. O evento marcou o encerramento das ações do programa em 2025 na cidade do Norte de Minas.
A ação fez parte da programação do Sabores do Gerais, programa da Prefeitura de Montes Claros em parceria com o Governo de Minas. Durante o Cozinha Show, os empresários apresentaram pratos elaborados com ingredientes típicos da região, fortalecendo a cadeia produtiva local e valorizando a gastronomia do cerrado.
As iniciativas conjuntas entre o Prepara Gastronomia e o Sabores dos Gerais continuam em 2026. Uma das próximas iniciativas será o Festival Gastronômico, previsto para o mês de maio, que contará com a presença de pratos dos estabelecimentos da cidade.
“Com o apoio de parceiros como o Sebrae, estamos investindo na capacitação dos empresários. Por meio da gastronomia e do turismo, buscamos impulsionar cada vez mais o desenvolvimento da nossa cidade”, afirma Glen Andrade, secretário de Aceleração Econômica de Montes Claros.
Bernadete Guimarães, uma das consultoras na execução do programa, destaca os avanços obtidos pelos participantes. “Hoje os donos de restaurantes já se sentem preparados para investir em uma nova cultura alimentar, utilizando ingredientes regionais como baru, buriti, tamarindo, coquinho azedo, além do tradicional pequi. Eles também ganharam mais segurança na gestão financeira, nas compras e, principalmente, na elaboração e apresentação dos pratos”, ressalta.
Qualificação que transforma negócios
Aline Afonso Aguiar, proprietária do restaurante Casa de Vó, aponta que o Prepara Gastronomia um divisor de águas para o seu empreendimento. “Foi fundamental. Conseguimos melhorar nosso cardápio, ajustar a parte de gestão e finanças e ainda conquistamos grande visibilidade em eventos como a Festa do Pequi”, afirma.
O analista do Sebrae Minas Walmath Magalhães reforça o impacto da parceria com o poder público. “Essa legitimidade nos permitiu ampliar a valorização da gastronomia do cerrado e transformar conceitos em prática. Os empresários entenderam que podem fazer negócios diretamente com produtores locais. Estamos fortalecendo a cultura alimentar, e em iniciativas como essa cozinha show, eles experimentam novos sabores que podem aplicar nos seus negócios”, destaca.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Norte
Cida Santana (Stark)
(38) 99927-1615

