ASN MG Atualização
Compartilhe

Costumer Experience (CX) Evolution reúne 500 empreendedores em Divinópolis

Evento promovido pelo Sebrae Minas abordou, por meio de palestrantes renomados, as transformações no atendimento ao cliente
Por Thiago Carvalho
ASN MG Atualização
Compartilhe

A 2ª edição do Costumer Experience (CX) Evolution reuniu cerca de 500 empreendedores em Divinópolis, no último sábado (20/7). O tema central do evento, realizado pelo Sebrae Minas, foi a experiência do cliente e as transformações no atendimento.

O especialista em marketing de negócios Fábio Neto abriu o evento com a apresentação de estratégias para melhorar a relação com o consumidor. “Quando você foca no seu produto, há uma tendência a ficar míope em relação às transformações do cliente. É preciso fazer uma inversão e tirar o produto do centro do negócio, para dar espaço ao cliente, entendendo a demanda dele”, explica.

Em seguida, o palco do CX recebeu Manoel Carlos Junior, referência em experiência do cliente no Brasil e autor do livro e método “Experiencialize”. Ele abordou a importância da customização no atendimento e como os empreendedores precisam ficar atentos à era das experiências, evidenciando para o cliente a paixão que o empreendedor tem pelo seu negócio. “Fiquei surpreso ao ver, em um sábado à tarde, o auditório lotado. É incrível o poder de transformação do empreendedorismo no nosso país”, destaca.

O criador da Chilli Beans, Caito Maia, encerrou o ciclo de palestras contando como deixou o sonho de ser músico para se tornar um dos maiores empresários do Brasil. O paulista, de 59 anos, tem mais de mil estabelecimentos abertos em todos os continentes e um projeto ousado para atingir três mil unidades até o fim de 2027. Ele estabeleceu parcerias com artistas como Rita Lee e influenciadores digitais, além de grandes nomes do cinema. Na sua fala, abordou temas como importância dos pontos de venda e merchandising; trabalho em equipe e disciplina; liderança; inovação; e transformação.

“A palavra principal é: saia da caixa e arrisque! Arriscar tem custo, mas faz parte do jogo se você não quer ser igual aos outros. É isso que te faz abrir os olhos para novas oportunidades e incrementar o faturamento. É preciso entender que nos negócios existem dois movimentos: a construção diária do seu empreendimento e os dias de virada de chave. E para observar isso, é preciso se abrir para o novo”, destaca Maia.

Conhecimento e inspiração

O empresário do setor de telecomunicações André Carvalho afirma que levou do CX a experiência de como tratar o cliente da melhor maneira possível. “Quanto mais eu aprimorar a entrega ao público final, mais vou conseguir trazer ele para o meu negócio e criar um bom relacionamento”, explica.

O gerente do Sebrae Minas na regional Centro-Oeste e Sudoeste, Leonardo Mól, destaca o sucesso do evento, que superou as expectativas ao trazer um debate importante sobre o papel do cliente no sucesso dos negócios. “Promovemos uma discussão sobre os principais pontos desta experiência. Primeiro identificar, escutar e ser obcecado pelo problema do cliente. Depois, tratá-lo com a melhor solução dentro da experiência de cada um. É preciso customizar o serviço ao cliente”, conclui.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste

Thiago Carvalho (Stark)
[email protected]

  • Costumer Experience (CX) Evolution
  • CX
  • Divinópolis
  • Sebraemg