A menos que você esteja em um local extremamente isolado, pode ter certeza de uma coisa: neste exato momento, de alguma maneira, a indústria da construção civil está impactando e fazendo parte da sua vida. Ela está presente em todos os lugares: nos prédios públicos, comerciais e residenciais, nas ruas e avenidas, nas rodovias, túneis e viadutos, nas obras de saneamento e infraestrutura, nos aeroportos, e, claro, nas nossas casas, sejam elas na cidade ou no campo.
A verdade é que não é de hoje que a construção civil se faz presente no dia a dia das pessoas, na economia dos países e, mais do que isso, na história da humanidade.
Desenvolvimento socioeconômico
O desenvolvimento de qualquer país está intimamente ligado ao crescimento da indústria da construção civil. Para se ter uma ideia da importância do setor, no Brasil ele é considerado o termômetro da economia, ou seja, se a construção civil vai bem o país também vai.
Em 2019, o setor contou, em todo o país, com mais de 125 mil empresas ativas, sendo 49.597 de construção de edifícios, 13.029 de obras de infraestrutura e 62.441 de serviços especializados para a construção. Em Minas Gerais, a atividade está fortemente integrada à economia e garante empregos diretos e indiretos em uma extensa cadeia. De acordo com números divulgados pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) nos últimos 12 meses, encerrados em junho de 2021, a Construção Civil gerou 54.734 novas vagas com carteira assinada em todo o estado. O que significa que, nesse período, o setor contratou 216,34 novos trabalhadores formais por dia útil.
Em Minas, a Construção Civil segue sendo um dos pilares econômicos mais sólidos, com mais de 20 mil empresas, que geram cerca de 300 mil empregos.
Tecnologia e inovação
Minas Gerais tem tradição em engenharia e abriga construtoras com abrangência nacional, o que ajuda a impulsionar o avanço tecnológico e a inovação em tudo o que é aplicado no setor da construção hoje em dia. Inovação que, aliás, torna o setor mais competitivo e ágil para lidar com os desafios.
Além do aumento da eficiência produtiva e da redução de custos, um dos principais benefícios alcançados pelas empresas mineiras com inovação e tecnologia no setor é a melhoria na qualidade do produto e na experiência do cliente.
A eficiência produtiva e a segurança nos canteiros de obras também são prioridades quando o assunto é inovação e tecnologia no setor de construção.
Qualidade de vida
Em resumo, o sucesso da construção civil tem impacto direto em outros campos da atividade econômica e, mais do que isso, na melhoria das condições de vida das pessoas e no desenvolvimento urbano.
Os investimentos no setor alavancam as grandes obras e ajudam a diminuir o déficit habitacional, realizando o sonho da conquista da casa própria para milhares de famílias. Favorecem ainda a ampliação do saneamento básico, proporcionando saúde e bem-estar para a população, além de gerar praticidade ao dia a dia com a expansão das ações e obras que favorecem a mobilidade urbana, principalmente nas médias e grandes cidades.
Sobre o Minascon
Considerado o maior evento da cadeia produtiva da construção mineira, o Minascon chega a sua 18ª edição em 2021 investindo na inovação para o setor. A iniciativa da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e do Sebrae Minas será realizada entre os dias 22 e 25 de novembro. Sua programação, que é gratuita e on-line, conta com conteúdos técnicos, seminários e congressos segmentados.
Minascon 2021
Data: 22 a 25/11
https://minascon.com.br/
