A comunidade de Brejaúba, na zona rural de Teófilo Otoni, Vale do Mucuri, vai receber o 3º Fórum de Vitivinicultura do Nordeste Mineiro na próxima quarta-feira, dia de dezembro. O evento é promovido pelo Sebrae Minas e tem como propósito fortalecer a cadeia produtiva da uva na região, por meio do intercâmbio de conhecimentos entre agricultores, técnicos e empreendedores rurais. Os interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, neste link.
Na programação estão três palestras: ‘Pesquisas e inovações da Epamig para a vitivinicultura’, com Cláudia Rita de Souza; ‘Tecnologias e manejo da videira em regiões de clima quente’, com Francisco Mickael de Medeiros; ambos agrônomos e pesquisadoras da entidade; e ‘Do vinhedo ao mercado: estratégias para transformar a produção de uva em negócio sustentável’, com o especialista em cultura da uva Douglas Gasparetto.
Como estratégia de desenvolvimento regional, nos últimos anos, o Sebrae Minas tem apoiado a cultura da vitivinicultura na localidade. A entidade promoveu diversas capacitações técnicas, incluindo o Dia de Campo em parceria com o programa Semeando o Desenvolvimento, e outros seminários para orientar os produtores da região sobre as melhores práticas de plantio e cultivo da fruta.
Segundo a analista do Sebrae Minas, Deborah Constantino, a entidade observa um aumento no número de empreendedores rurais que estão diversificando suas atividades, incluindo turismo de experiência, agroindústria e produção sustentável. “Como parte do projeto Caminhos Franciscanos, realizamos diversas consultorias que abrangem técnicas de storytelling – narrativas que orientam a construção de uma história para torná-la marcante – e design de experiências turísticas. Hoje, as propriedades que cultivam a uva, também realizam eventos e recebem turistas”, conta.
Caminhos Franciscanos
Alguns agricultores participantes do evento compõem o grupo das ações da Rota Caminhos Franciscanos. A comunidade Brejaúba está inserida no terceiro trecho da Rota, assim como o Sítio Boa Vista e Sitio Velho Thio, que são ponto de apoio e hospedagem para os peregrinos que visitam pela região.
A Rota se consolidou após o mapeamento técnico que valoriza o potencial religioso, os atrativos naturais, culturais e gastronômicos da região, além da produção artesanal e do turismo de base comunitária. A rota passa pelas cidades de Teófilo Otoni, Itambacuri e Frei Gaspar.
-
Serviço
III Fórum de Vitivinicultura do Nordeste Mineiro
Data: 10 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 8h até 15h
Local: Salão da Igreja de N.S. Aparecida, Comunidade Brejaúba
Inscrições gratuitas neste link
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri
Samuel Martins – [email protected]

