ASN MG
Compartilhe

Competição desafia jovens a criar moda inspirada no Vale do Jequitinhonha

Iniciativa do Sebrae Minas pretende despertar novos talentos e resgatar as tradições locais
Por Simone Guedes
ASN MG
Compartilhe

Estudantes do Ensino Médio e Técnico de escolas públicas e particulares da Região do Baixo Jequitinhonha, já podem se inscrever no Desafio Mãos à Moda Jovem. A competição, promovida pelo Sebrae Minas, é um desdobramento do projeto Mãos à Moda, e pretende despertar o interesse dos jovens pelo empreendedorismo com a criação de roupas e acessórios inspirados nas tradições, saberes e matérias-primas que valorizam a identidade local. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 17 março pelo site maosamodajovem.sebraemg.com.br .

“O desafio resgata o senso de pertencimento dos jovens ao conectar a moda com suas raízes e origem. Além de estimular novos talentos e criar novas oportunidades para a região, a iniciativa torna os estudantes agentes de mudança da própria realidade”, explica o analista do Sebrae Minas, Humberto Pereira.

As equipes podem ser formadas por no mínimo três (03) e no máximo quatro (04) estudantes da mesma instituição e nível de ensino. Além dos alunos, um (01) professor mentor deverá orientar o grupo sobre as melhores estratégias para serem adotadas durante a competição.

O Desafio Mãos à Moda Jovem começa no dia 8 de abril e vai até junho. Neste período, os participantes passarão por cinco fases. Na primeira delas, será feito uma reflexão sobre o propósito pessoal, objetivos de vida e metas a serem alcançadas pelo grupo. Logo depois, as equipes receberão capacitações para aprimorar o processo criativo e conhecer referências locais para desenvolver o conceito das coleções.

Os estudantes também receberão mentorias em design. E na última fase, irão colocar em prática tudo que aprenderam, prototipando produtos que serão confeccionados pelos participantes do projeto Mãos à Moda, em Almenara.

As coleções criadas pelas equipes serão apresentadas em junho durante um desfile de moda. Uma banca de jurados irá avaliar a representatividade do conceito de moda autoral dos produtos, a conexão das peças com a valorização de elementos e identidade do Vale do Jequitinhonha, além da criatividade e inovação das coleções.

As equipes que chegarem ao final do Desafio Mãos à Moda Jovem receberão um certificado. As três melhores colocadas também serão premiadas com troféu, e a grande vencedora participará, em outubro, de uma missão técnica ao Minas Trend, maior evento de moda do estado, além de visitar empresas relacionadas à moda autoral na capital mineira.

O Mãos à Moda é um projeto piloto desenvolvido pelo Sebrae Minas no município de Almenara, localizado a 718 km da capital mineira. Desde 2023, a iniciativa capacita e orienta cerca de 200 pessoas da comunidade, estimula o empreendedorismo e resgata saberes e tradições locais por meio da moda autoral, gerando novas oportunidades de negócios para o território. “Queremos tornar a moda a expressão viva da identidade e tradição regional, agregando valor aos produtos e contribuindo para o desenvolvimento econômico local”, afirma Humberto Pereira.

-

Desafio Mãos à Moda Jovem

Inscrições gratuitas até 17 de março

maosamodajovem.sebraemg.com.br

-

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9271 / 9276

[email protected] 

  • Desafio Mãos à Moda Jovem
  • Mão à Moda
  • Moda
  • moda autoral