ASN MG
Compartilhe

Comitiva do projeto ‘Mãos à Moda’ conhece iniciativas que estimulam negócios da moda em Pernambuco

Missão empresarial promovida pelo Sebrae Minas pretende fomentar novas oportunidades para o desenvolvimento da moda autoral no Vale do Jequitinhonha
Por Simone Guedes
ASN MG
Compartilhe

Quatorze empreendedores de Almenara e gestores do projeto ‘Mãos à Moda’ participaram de uma missão empresarial à Pernambuco para conhecer iniciativas de estímulo à moda autoral e à cultura popular, além de boas práticas de gestão e produtividade de empresas do setor. O conhecimento e as experiências adquiridas durante as visitas serão subsídios para a evolução e fortalecimento das ações do projeto criado pelo Sebrae Minas para estimular o empreendedorismo e resgatar saberes e tradições locais por meio da moda autoral no Vale do Jequitinhonha. A missão teve início na terça (2/4) e termina nesta quinta-feira (4/4).

Ao longo de três dias, a comitiva passou por três cidades pernambucanas. A primeira delas foi Olinda. Os empreendedores conheceram o Marco Pernambucano de Moda, centro de referência em profissionalização para novas empresas. O local oferece capacitação e suporte de inteligência mercadológica, além de oportunidades de incubação de negócios, formação complementar e coworking.

A delegação chegou a Caruaru, no Agreste Pernambucano, cidade que se destaca pelo potencial do setor têxtil, de serviços e criativo, com grandes polos educacionais para qualificação de mão de obra. O município sedia o Armazém da Criatividade, uma unidade avançada do Porto Digital, que impulsiona a produção têxtil da região, a partir de uma base tecnológica e equipamentos de alta performance. A iniciativa incentiva o surgimento de novos empreendimentos inovadores para diversificação e fortalecimento da competitividade da economia local.

Em Recife, a visita foi ao Centro de Artesanato de Pernambuco (CAPE), localizado em frente à Praça do Marco Zero. A loja conta com mais de 25 mil peças à venda, produzidas por cerca de 1,8 mil artesãos pernambucanos. O local também funciona como ponto de convergência das iniciativas do Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE), como: a Fenearte, a Loja Itinerante do Artesanato de Pernambuco e o apoio aos artesãos nas diversas feiras realizadas no Brasil.

Os empreendedores mineiros também puderam conhecer três empresas de moda autoral da capital pernambucana, onde puderam trocar experiências e informações desde o processo produtivo até a venda de produtos.

“As visitas são fontes de insights para que os empreendedores tenham novas perspectivas criativas e identifiquem soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento da moda autoral na região, como por exemplo, a criação de um Centro de Referência em Moda do Vale do Jequitinhonha”, afirma o analista do Sebrae Minas Humberto Rodrigues.

A missão empresarial faz parte das ações do projeto ‘Mãos à Moda’, uma iniciativa do Sebrae Minas para tornar a moda autoral uma expressão viva da identidade e tradição regional do Vale do Jequitinhonha, contribuindo para a geração de renda e novas oportunidades de negócios.

-

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9276 / 9271

[email protected]

  • mãos à moda
  • Moda
  • moda autoral