Teve início nesta sexta-feira (25/11), a Feira do Empreendedor 2022. Realizada pelo Sebrae Minas, no Expominas, em Belo Horizonte, o primeiro dia do evento teve a participação de mais de 4 mil visitantes, entre donos de pequenos negócios e interessados em abrir em empreender. A palestra do influenciador digital Rick Chesther foi a mais esperada e reuniu uma legião de 1,8 mil admiradores. A Feira do Empreendedor vai até domingo (27/11) e as inscrições gratuitas ainda podem ser feitas pelo site fe.sebraemg.com.br ou no local do evento.
“Se liga”, “se oriente”, ou simplesmente, nas palavras de Chesther, “pega a visão”. Estes foram alguns dos conselhos do ex-vendedor de água mineral de Copacabana, que viu sua vida mudar em 2018, quando se tornou conhecido ao lançar um despretensioso vídeo na internet de apenas 1 minuto. Com o título “Minuto do empreendedorismo”, Chesther passou a ensinar os brasileiros a enfrentar a crise, investindo apenas com R$ 10. Depois disso, o céu tornou-se o limite e o ex-ambulante se tornou garoto propaganda do Santander e até palestrante de Harvard.
Chesther expandiu o seu talento para diversas áreas, dentre elas, a literatura. Ele acaba de lançar seu terceiro livro. Juntos, as três obras já venderam mais de 5 milhões de exemplares. Com mais de 500 mil inscritos em seu canal no YouTube, Chesther tem mais de dois milhões de seguidores no Instagram. “As pessoas costumam dizer que eu dei sorte. Mas não se trata disso. Eu sou alguém que não desistiu. Eu sou o resultado dos “nãos” que já me disseram. A dificuldade me levou à superação. Costumo dizer que, apesar de conquistar minha fortuna, nunca vou deixar de ser um microempreendedor individual”, afirmou.
Depois da palestra, Rick Chesther concedeu uma entrevista exclusiva à Agência Sebrae de Notícias Minas Gerais (ASN-MG). Confira:
ASN-MG – O que a palavra empreender significa para você?
Rick Chesther – Em poucas palavras: empreender é ter o poder de resolver o problema de alguém. É estar na busca constante de mudanças para melhorar a vida do outro, das pessoas como um todo.
Na sua opinião, quais seriam os três erros que o empreendedor não deve cometer?
Não ter controle emocional, não se capacitar, não ter um bom controle financeiro, são alguns desses erros que devem ser evitados. Tudo acontece na hora certa, mas nada vem fácil. É necessário correr atrás, trabalhar duro, buscar conhecimento, ter perseverança e fé.
E quais características o empreendedor deve ter hoje ?
Resiliência é a palavra-chave. O empreendedor não deve nunca perder sua essência, e, sobretudo, acreditar no seu talento.
Quais são seus projetos para o futuro?
Quero motivar outros empreendedores. Gostaria de continuar tendo a postura e o comportamento de uma pessoa que eu mesmo sonharia em conhecer.
Quais dicas você daria para uma pessoa que quer ser dono do seu próprio negócio?
Identifique seu dom. Atue pensando no conhecimento praticado. Mais do que isso, acredite na lei da semeadura, você planta o que colhe. Trabalhe em equipe, e acima de tudo, acredite no seu trabalho.
-
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
André di Bernardi – (31) 3379-9275 / 9271