O Sul de Minas registra um marco na educação empreendedora: cinco turmas do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) do Sebrae Minas vão iniciar as atividades de forma simultânea na região. O programa, desenvolvido pela entidade, em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas), oferece formação técnica em Administração integrada ao ensino médio, unindo teoria, prática e incentivo ao protagonismo juvenil.
Nos dias 11 e 12 de agosto, as turmas foram oficialmente abertas em eventos que reuniram estudantes, educadores e autoridades dos municípios onde o curso será realizado: Coqueiral, Monsenhor Paulo, Paraguaçu e Santana da Vargem. As cerimônias contaram com a participação do superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, que ressaltou o potencial do curso para transformar a vida dos jovens e impulsionar o desenvolvimento local.
“Este é um marco muito importante para o fortalecimento da educação empreendedora no Sul de Minas. Com o NEJ, nosso objetivo é formar cidadãos empreendedores, pois acreditamos que eles são a base do desenvolvimento dos municípios, seja empreendendo em novos negócios, em empresas consolidadas ou em suas próprias vidas. É uma grande satisfação e alegria estar aqui hoje, vivenciando esse momento”, destacou.
Para o diretor do campus Três Corações do IF Sul de Minas, Carlos José dos Santos, a parceria entre as duas entidades é muito estratégica. “O Instituto traz toda a sua experiência em sala de aula, gestão e acompanhamento de estudantes e professores, enquanto o Sebrae oferece a metodologia de educação empreendedora que desenvolve ao longo dos anos”, afirma.
Com duração de três anos e carga horária de 800 horas, o curso alia conteúdos técnicos e atividades práticas, incentivando competências como proatividade, iniciativa e visão estratégica. Ao concluir a formação, o estudante recebe, além do certificado de conclusão do ensino médio, o diploma de Técnico em Administração.
No Sul de Minas, a previsão é de que 200 estudantes componham as cinco turmas do NEJ. “Nunca tivemos tantas turmas do NEJ funcionando simultaneamente. Isso mostra como a parceria com o IF Sul de Minas é estratégica e alinhada à nossa missão de formar jovens preparados para liderar, inovar e contribuir para o desenvolvimento econômico local. Como queremos ampliar ainda mais o acesso dos jovens ao ensino técnico gratuito, o Sebrae está em busca de novos parceiros na região para viabilizar a criação de outras turmas”, afirma o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Ribeiro Pereira.
Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ)
O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) é o projeto social da Escola do Sebrae e utiliza a mesma metodologia adotada na instituição, que é pioneira e referência nacional no ensino de educação empreendedora. Fundado em 2010, o projeto surgiu com o propósito de oferecer aos egressos e estudantes do Ensino Médio da rede pública acesso à formação empreendedora e uma vivência prática do mundo dos negócios, por meio do curso técnico em Administração gratuito. Desde que foi criado, o NEJ já formou mais de 4,2 mil estudantes.
Por meio de uma metodologia que alia teoria e prática, o curso trabalha projetos mão na massa de empreendedorismo e gestão, soluções de problemas e fortalecimento de características como autonomia, proatividade e consciência social. O intuito é transformar os estudantes em cidadãos empreendedores e protagonistas preparados para os desafios do mercado de trabalho.
Além da capital mineira, o projeto tem unidades em Nova Lima, Contagem, Ouro Preto, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Santa Luzia, Mateus Leme, Ibirité, Araxá, Itabira, Patos de Minas, Uberaba e em outros estados: Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Natal (RN) e Toledo (PR).
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas| Regional Sul
Luciana Trindade
(35) 98863-8589

