ASN MG
Compartilhe

Cafeicultores da Região Vulcânica participam de mentoria da União Europeia

Sebrae Minas é um dos realizadores da iniciativa que promove a inovação e a sustentabilidade no agronegócio
Por Luciana Trindade (Stark)
ASN MG
Compartilhe

Uma parceria entre o Sebrae e o programa AL Invest Verde, da União Europeia, viabilizou uma mentoria para os cafeicultores da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, em Poços de Caldas, nos dias 19 e 20 de setembro.

O encontro contou com a presença da coordenadora de negócios de base tecnológica do Sebrae Nacional, Hulda Giesbrecht; do analista técnico da Unidade de Agronegócios e Artesanato do Sebrae Minas Rogério Galuppo; e de consultores colombianos. O programa de mentoria segue até fevereiro de 2025, com encontros e oficinas presenciais e on-line.

A iniciativa gratuita objetiva ofertar atendimento presencial de consultores internacionais especializados para Indicações Geográficas (IGs) brasileiras selecionadas. Entre as temáticas abordadas estão marketing, caracterização de produto, governança, sustentabilidade, estratégias de controle e suporte técnico no desenvolvimento de pedidos de proteção e reconhecimento de IG. A Região Vulcânica foi uma das sete associações selecionadas na América Latina para receber essa mentoria.

Cafeicultores da Região Vulcânica participam de mentoria da União Europeia

Durante os encontros de mentoria, os participantes terão a oportunidade de discutir suas realidades e desafios do setor. “O objetivo é fornecer orientação personalizada, ajudando cada produtor de café a desenvolver um plano de ação que atenda às suas necessidades e realidades da Região Vulcânica”, explica o analista do Sebrae Minas Ivan Figueiredo.

O presidente da Associação dos Cafés da Região Vulcânica, Marco Antônio Lobo Sanches, destaca que a ação é de altíssima qualidade e será mais um divisor de águas para o grupo. “A capacidade e qualificação dos profissionais envolvidos na mentoria demonstram que o resultado desse processo será grandioso. Com esse auxílio, esperamos reforçar nossa presença e posicionamento no mercado interno e, ainda, ter uma melhor visibilidade dos nossos cafés no mercado internacional”, explica.

Reconhecimento

O Sebrae foi escolhido para promover a iniciativa por ser considerado entidade líder na implementação da estratégia de Indicações Geográficas do Brasil. O programa, que terá 14 meses de duração, vai ajudar na revisão das estratégias de sustentabilidade das IG selecionadas, nas atuais opções de comercialização em destinos-chave, como a União Europeia, além dos requisitos de acesso a esses mercados, em particular, os relacionados com o Pacto Verde, e regulamentos que garantem sem desmatamento.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas| Regional Sul

Luciana Trindade (Stark)

(35) 98863-8589

[email protected]

  • café
  • mentoria
  • Poços de Caldas
  • Região Vulcânica