Uma parceria entre o Sebrae Minas, por meio do projeto “Nosso Mercado”, e a Prefeitura de Brasília de Minas, viabilizou a reestruturação do mercado municipal da cidade, no Norte do estado. Após mais de um ano fechado, o prédio foi reformado e entregue aos comerciantes. Agora denominado Mercado Municipal Deocleciano Soares Alves (Diozão), o espaço é administrado pela Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Brasília de Minas (ACMMMB) e conta com 15 empreendedores de diversos segmentos, como artesanato, salão de beleza, bares e lanchonetes.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Juventude, Vanessa Almeida Botelho, destaca que a parceria teve início em 2023. “Após a reforma do espaço, a intenção era contar com lojas de artesanato e gastronomia. Abrimos dois editais, mas percebemos que no aspecto financeiro, seria inviável para os comerciantes. Então, recorremos ao Sebrae, que nos orientou a transferir a gestão para uma associação. Hoje, neste novo formato, 80% das lojas estão abertas”, explica.
Além de orientar sobre a administração do espaço, o Sebrae Minas também promoveu, no mês de novembro, por meio do programa ‘Nosso Mercado’, missão técnica com representantes da Prefeitura e da Associação. O grupo foi a Belo Horizonte para conhecer o Mercado Central e o modelo de gestão feito pela associação do mercado da capital. “Nosso objetivo com esse programa é trabalhar a governança, sensibilização e proposição do modelo ideal de funcionamento. Todo o processo legal para instituir a associação foi aprovado pela Câmara Municipal”, ressalta o consultor do projeto, Luiz Carlos Braga.
Organização
A presidente da ACMMMB, Roseli Soares Pereira, vê o novo mercado com boa expectativa. “Está sendo um desafio, mas também uma satisfação poder contribuir com o desenvolvimento do nosso município. Ver o mercado reformado e como um ponto de encontro das pessoas, gerando renda e sustento para quem ali trabalha, é uma grande alegria. Todos estão motivados e com expectativas de melhorar ainda mais”, comemora.
A empreendedora Osnara Ribeiro de Almeida é dona de uma cafeteria no local e afirma que, antes da reestruturação do mercado, passou por situações difíceis. “Devido aos altos custos de aluguel, tive que fechar meu negócio por dois anos. Agora, consegui reabrir e tenho mais conforto e melhores condições de trabalho”, ressalta.
A analista do Sebrae Minas Hebbe Mendes destaca a importância da forma de gestão no projeto. “A prefeitura cedeu o espaço e a Associação faz a gestão. Esse novo modelo deixa o mercado mais funcional e organizado, mais confortável e atrativo, criando um ambiente para tornar os negócios mais competitivos”, frisa.
Projeto Nosso Mercado
O projeto Nosso Mercado promove consultorias personalizadas para entender as características de cada centro comercial e a cultura dos municípios. O trabalho leva em conta, ainda, o grau de maturidade de cada empreendimento – se já está em funcionamento ou não, qual o modelo administrativo mais indicado, entre outros aspectos. A parceria do poder público municipal com o Sebrae Minas tem o objetivo de implementar um modelo ideal de gestão, operação e manutenção dos espaços.
-
SERVIÇO
Mercado Municipal Deocleciano Soares Alves – Brasília de Minas
Endereço: rua Camilo Prates, 130, Centro
Funcionamento: 2ª a 6ª – 9h às 20h; sábado – 6h às 12h
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Norte
Cida Santana (Stark)
(38) 99927-1615