Em mais uma ação de fortalecimento e promoção do título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido à capital mineira em 2019 pela Unesco, a Prefeitura de Belo Horizonte, em correalização com o Sebrae Minas, promove entre os dias 15 e 31 de outubro a 2ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte. A iniciativa também posiciona o destino como um polo turístico gastronômico e referência em políticas públicas de segurança alimentar e agroecologia. A programação parcial da 2ª edição da Bienal pode ser conferida no Portal Belo Horizonte.
Criada em 2021 como projeto-piloto no formato virtual e reformulada em 2023, com novo nome e estrutura, a Bienal da Gastronomia chega à sua edição de 2025 consolidada como um evento estratégico e inovador. A agenda visa ampliar o diálogo entre chefs, produtores, pesquisadores e o público, promovendo encontros que aproximam tradição e contemporaneidade, saberes ancestrais e cozinhas periféricas, além de valorizar o protagonismo feminino e a diversidade alimentar.
Neste ano, a programação ganha novos formatos, com experiências imersivas e atividades descentralizadas em mercados e diferentes espaços urbanos de Belo Horizonte. Mais do que uma celebração da culinária, a Bienal reforça a gastronomia da capital mineira como expressão cultural, política e social, capaz de conectar território, identidade e futuro.
A 2ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte será realizada de 15 a 31 de outubro de 2025, período marcado por datas simbólicas que reforçam a proposta do evento. No dia de abertura, 15 de outubro, celebra-se o Dia do Professor, uma oportunidade para valorizar o conhecimento e a transmissão de saberes que também permeiam a cozinha.
No dia seguinte, 16 de outubro, a programação se alinha ao Dia Mundial da Alimentação e ao Dia Mundial do Pão, chamando atenção para temas como cultura e segurança alimentar, e a importância do alimento como patrimônio coletivo. O encerramento, em 31 de outubro, coincide com o aniversário do reconhecimento de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, título que inspira e dá visibilidade internacional à capital mineira.
“A Bienal da Gastronomia nasceu do desejo de Belo Horizonte de celebrar o reconhecimento de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco e, agora em sua segunda edição, buscamos reafirmar nosso compromisso de mostrar ao mundo não apenas a riqueza de sabores, tradições e criatividade que marcam a mesa belo-horizontina e os nossos estabelecimentos gastronômicos, mas também o jeito mineiro de receber, feito de hospitalidade e afeto. É também uma oportunidade de compartilhar nossas políticas públicas voltadas à segurança alimentar e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, fortalecendo uma visão de futuro em que a gastronomia caminha junto com inclusão, sustentabilidade e bem-estar social. Agradeço de forma especial ao prefeito Álvaro Damião, que tem nos apoiado integralmente para que essa celebração seja possível”, destaca Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
Bárbara também convida todos os entusiastas do setor: trade turístico, estudantes, turistas e moradores de Belo Horizonte. “Quero que caa belo-horizontino se sinta parte desse momento único. A Bienal é um marco para a nossa cidade e uma oportunidade de viver experiências que unem sabores, afetos e histórias. Espero todos os amantes da nossa gastronomia nesta celebração, porque é assim que Belo Horizonte se fortalece como destino: no encontro”, conclui.
Durante a 2ª Bienal da Gastronomia, o Sebrae Minas e a Belotur também vão promover palestras com especialistas do mercado sobre temas como empreendedorismo, gestão, inovação e cultura alimentar em negócios de alimentação, além de passeios guiados a estabelecimentos que participam do projeto Bares com Alma e a premiação dos vencedores do 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira, entre outras ações.
“Os intercâmbios culturais e toda a agenda de eventos de capacitação e experiências que está sendo preparada para a Bienal da Gastronomia vão trazer um movimento muito positivo para os pequenos negócios e a economia da capital mineira, reconhecida pela Unesco, em 2019, como Cidade Criativa da Gastronomia. Nossas iniciativas na Bienal fazem parte dos programas Prepara Gastronomia e Check in Turismo, e se somam a um trabalho amplo e qualificado para fortalecer a cadeia do turismo em Belo Horizonte”, reforça Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
-
Programação confirmada
A 2ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte chega com uma programação construída a partir de sete pontos condutores que norteiam toda a proposta do evento. Entre eles, estão a valorização do processo colaborativo, a propagação da força do feminino, o olhar para o território do Atlântico Ibero-Americano e para o eixo sul-sul global, além da promoção do turismo gastronômico aliado a práticas sustentáveis. A Bienal também destaca a gastronomia social como instrumento de transformação de vidas e territórios, a alimentação como política pública inclusiva e criativa, e a hospitalidade mineira como marca registrada da mesa belo-horizontina. Confira abaixo algumas das atividades já confirmadas:
Walking Tour Gastronômico – Especial Bienal 2025
18/10 | Mercado Central – Galeria São Vicente – Mercado Novo
O tradicional passeio turístico promovido mensalmente pela Prefeitura de Belo Horizonte terá uma edição temática especial no mês de outubro. O Walking Tour Gastronômico convida belo-horizontinos e turistas a desbravar a cultura alimentar da cidade em um passeio gratuito por alguns dos seus espaços mais emblemáticos. O roteiro, que percorre o Mercado Central, a Galeria São Vicente e o Mercado Novo, promove encontros com histórias, tradições e inovações da cozinha local.
Fórum Internacional de Gastronomia – FIG 2025
21 e 22/10 | Teatro Francisco Nunes
O Fórum Internacional de Gastronomia (FIG), um dos principais destaque da 2ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, reúne chefs, pesquisadores, produtores e amantes da boa mesa em dois dias de debates e trocas de experiências. Com temas que vão da ancestralidade à inovação, passando pelo protagonismo feminino e pelo papel social da cozinha, o encontro reforça a gastronomia como identidade e como futuro. As inscrições estarão abertas em breve.
Exposição Bares com Alma
21 e 22/10 – Teatro Francisco Nunes | 25/10 a 23/11 – Sede Belotur
Os bares de Belo Horizonte, símbolos da boêmia e do convívio social da capital, viram tema de uma mostra interativa que celebra suas histórias e personagens. A exposição “Bares com Alma” reúne trilhas sonoras da Rádio BH Belotur, mapas ilustrados e espaços de memória, convidando o público a brindar à essência cultural da cidade.
Intercâmbio Cidades Brasileiras Criativas da Gastronomia Pela Unesco
23/10 | Edifício Central
Belém, Paraty, Florianópolis e Belo Horizonte se encontram em um evento que celebra a diversidade da culinária brasileira. Integrantes da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, os quatro destinos promovem cozinhas-show, menus colaborativos e feira gastronômica, valorizando ingredientes e saberes que percorrem o país – da Amazônia ao litoral, da herança açoriana à cozinha mineira.
Sabor de Mercado: Intercâmbio Gastronômico Universitário
24/10 | 9h30 às 14h | Mercado Central
O Mercado Central se transforma em vitrine da nova geração da cozinha da capital. Estudantes do curso superior de Gastronomia de Belo Horizonte apresentam receitas autorais criadas a partir de ingredientes regionais, em demonstrações abertas ao público que unem criatividade, inovação e valorização da produção local.
Sabores da Norte: Território Criativo Gastronômico
26/10 | Praça Padre Lage
A Bienal se expande para a região Norte da capital mineira, com uma programação voltada à gastronomia sustentável, políticas alimentares, inclusão produtiva e turismo comunitário. O encontro promove vivências para todas as idades, fortalecendo os laços entre cultura, alimentação e desenvolvimento
-
Programação Associada
Além das ações realizadas na 2ª edição da Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte, a iniciativa também terá uma programação associada de eventos parceiros, com diversas atividades previstas em toda a cidade a partir do dia 15 de outubro. Parte dos projetos da programação associada foram selecionados pelo ‘Edital de Patrocínio Belo Horizonte – Cidade dos Eventos’, ação da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, que fomenta eventos de relevância nacional e internacional para a capital, na categoria gastronomia.
Todos os detalhes sobre a programação, retirada de ingressos, convidados e atividades associadas estão disponíveis no Portal Belo Horizonte. Em breve, novas atrações do evento serão divulgados.
-
1ª edição
A 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, realizada em outubro de 2023, buscou valorizar e consolidar a capital mineira como um polo gastronômico. Durante 15 dias, quase dois mil profissionais e entusiastas do setor puderam participar gratuitamente de palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais em diferentes pontos da cidade. O evento teve como proposta fortalecer e promover o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido à capital mineira pela Unesco, valorizando a culinária e cultura alimentar da cidade, assim como as políticas públicas de segurança alimentar e agroecologia. Na primeira edição, a Bienal da Gastronomia homenageou Maria Stella Libânio Christo (1917-2011), Dona Lucinha (1932-2019) e Nelsa Trombino (1938-2023), grandes nomes da cozinha mineira.
Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte
A 2ª edição da Bienal da Gastronomia é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em correalização com o Sebrae Minas; parceria educacional com as faculdades UniArnaldo, Estácio de Sá, Promove, SENAC, UniBH Le Cordon Bleu e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), parceria institucional com a Frente da Gastronomia Mineira e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG).
-
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

