O Sebrae Minas e a prefeitura de Coronel Fabriciano realizam, nesta quarta-feira (4/2), diversas aulas inaugurais para cerca de 700 educadores da rede de ensino municipal. A ação será promovida no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, a partir das 8h. A iniciativa é parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), desenvolvido pelo Sebrae, para proporcionar um ambiente acolhedor, inspirador e motivador aos professores no início do ano letivo.
A programação contempla duas palestras: “Gestão Eficaz da Sala de Aula: Estratégias para um Ensino de Sucesso”, com a escritora e educadora Janaína Mourão, e “Pensamento Crítico e Inovação na Educação”, com o especialista em aprendizagem intencional Eduardo Valladares.
As aulas inaugurais consolidam a parceria entre o Sebrae Minas e a Prefeitura de Coronel Fabriciano na implementação do empreendedorismo e da inovação no ambiente escolar. “A ação fortalece este trabalho em conjunto, e a continuidade do PNEE na rede municipal, que tem promovido uma transformação significativa nas salas de aula e na comunidade, ao inserir o empreendedorismo como parte do currículo escolar”, destaca a analista do Sebrae Minas Gabriele Deboni.
O secretário de Governança Educacional e Cultura de Fabriciano, Carlos Alberto Serra Negra, ressalta a importância da educação empreendedora no ensino, desde a educação básica. “É uma ferramenta valiosa, que amplia o repertório dos educadores com metodologias práticas e inovadoras, que permitirão guiar os estudantes no despertar de uma nova mentalidade. Por consequência, eles se tornam cidadãos mais proativos, críticos, autônomos e transformadores, aptos a contribuir de maneira positiva para a sociedade”, avalia.
Abrangência
O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), desenvolvido pelo Sebrae, foi adotado em Fabriciano em 2022, com a capacitação de mais de 400 professores da rede municipal, por meio do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O objetivo é capacitar os professores para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, inserindo o tema empreendedorismo de forma transversal, com aplicação junto às disciplinas existentes na base do Ensino Fundamental e como grade curricular na Educação Integral.
As ações do PNEE ainda resultaram em duas edições da Feira Empreendedores do Futuro, em 2022 e em 2023, nas quais os estudantes apresentaram projetos inovadores e alinhados às demandas da comunidade. A educação empreendedora também é um dos pilares do plano de desenvolvimento da cidade, que possui metas até 2030.
Minas é referência em educação empreendedora
O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) tem o intuito de promover ações para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios brasileiros nas redes pública e privada de ensino. Em 2023, ano em que o programa completou sua primeira década de existência, Minas Gerais obteve destaque nacional na realização de mentorias, encontros, formações e feiras do programa, com mais de 640 mil alunos atendidos e 58 mil professores capacitados. Apenas no Vale do Aço, já foram mais de 11.750 professores capacitados e 69.332 estudantes impactados pelo programa.
-
Serviço:
Aula Inaugural para educadores da Rede Municipal de Ensino de Coronel Fabriciano
Data: 4 de fevereiro de 2025
Horário: 8h
Local: Centro Cultural Usiminas (Av. Pedro Linhares, 3.900ª, Ipatinga)
-
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira (31) 98250-1752
-
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Coronel Fabriciano
Marcos Roberto
(31) 99274-0843